Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13486
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dllubiasantclairmatias.pdfPDF/A576.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As variações no IDEB da Coordenação Regional Novo Gama em Goiás: uma análise das taxas de desempenho do 9º ano do ensino fundamental entre 2007 e 2019
Autor(es): Matias, Dllubia Santclair
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Machado, Carla Silva
Membro da banca: Oliveira, Helena Rivelli de
Resumo: O objetivo do presente estudo é descrever e analisar as variações do IDEB da Coordenação Regional de Novo Gama (CRE Novo Gama) da rede estadual de educação em Goiás, considerando os indicadores de fluxo e o desempenho em Língua Portuguesa, no 9º ano do Ensino Fundamental, entre 2007 e 2019. Essa CRE é um polo da Secretaria de Educação do Estado de Goiás responsável por três municípios (Cidade Ocidental, Novo Gama e Valparaíso), a qual apresenta um histórico baixo em relação ao alcance da média de proficiência estabelecida pela meta do IDEB. Este estudo é norteado por duas perguntas de pesquisa: a) Qual tem sido a variação do IDEB nas escolas da regional de Novo Gama, ao considerarmos os indicadores de fluxo e o desempenho em Língua Portuguesa, no 9 ano do Ensino Fundamental, entre 2007 e 2019? b) Os dados têm contribuído para o alinhamento dos objetivos educacionais e refletido para mudanças na qualidade? Para realização deste estudo, além do recorte espacial, foi estabelecido um recorte temporal no período entre 2007 e 2019. O estudo parte de dados quantitativos obtidos na base de dados nacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP). Utiliza-se da compilação, comparação e interpretação pedagógica dos resultados obtidos nesse período amostral, no intuito de encontrar evidência em avanços e/ou retrocessos. A análise revela pouca variação na taxa de desempenho, o que pode ser associada ao percentual baixo nas taxas de aprovação e na evolução da proficiência.
Abstract: -
Palavras-chave: Ideb
Desempenho escolar
CRE Novo Gama – GO
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13486
Data do documento: 24-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons