https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13481
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
danilogonzagagoncalves.pdf | 1.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mayor, Sarah Teixeira Soutto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0382073251090435 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Carvalho, Pedro Henrique Berbert de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7331384290036823 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neves, Clara Mockdece | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1049073381554789 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Renato Siqueira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0750089055053900 | pt_BR |
dc.creator | Gonçalves, Danilo Gonzaga | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5251719246840031 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-01T17:50:07Z | - |
dc.date.available | 2021-10-01 | - |
dc.date.available | 2021-10-01T17:50:07Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13481 | - |
dc.description.abstract | The present study aimed to assess the perception of gym practitioners about the importance of the Physical Education professional for adherence and adherence to physical exercise. A qualitative study was conducted, through semi-structured interviews and content analysis technique. Seventeen adults of both sexes participated. Three categories emerged: (a) motivation to practice physical activity; (b) factors influencing the choice of the gym and factors related with abandonment of the gym, and (c) the importance of the Physical Education professional and its qualification. It is concluded that, aesthetics, health and quality of life stand out as motivators’ factors to practice physical activity. However, although Physical Educator professionals and their qualifications appear to be important for adherence, they are little related to their real function. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa objetiva avaliar a percepção de praticantes de academia de ginástica sobre a importância do profissional de Educação Física para a adesão e aderência ao exercício físico. Foi utilizada abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas e técnica de análise de conteúdo. Participaram 17 adultos de ambos os sexos. Três categorias emergiram: (a) motivação inicial para a prática de atividade física; (b) fatores que influenciam na escolha da academia de ginástica e em seu desligamento pelo aluno, e (c) importância da atuação do profissional de educação física na visão dos alunos e a importância da qualificação deste profissional. Conclui-se que, dentre os fatores mencionados pelos entrevistados como motivadores para o ingresso nas academias, destacam-se a estética, a saúde e a qualidade de vida. No entanto, embora o profissional de Educação Física e sua qualificação apareçam de forma importante para a aderência, são pouco relacionadas à sua real função. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICV - Instituto de Ciências da Vida | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF/GV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Academias de ginástica | pt_BR |
dc.subject | Exercício físico | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.subject | Fitness centers | pt_BR |
dc.subject | Exercise | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | A importância do profissional de Educação Física para a adesão e aderência do público praticante de musculação em academias de ginástica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Educação Física - Campus GV |
This item is licensed under a Creative Commons License