Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13481
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danilogonzagagoncalves.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mayor, Sarah Teixeira Soutto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0382073251090435pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Pedro Henrique Berbert de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7331384290036823pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Clara Mockdece-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1049073381554789pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Renato Siqueira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0750089055053900pt_BR
dc.creatorGonçalves, Danilo Gonzaga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5251719246840031pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-01T17:50:07Z-
dc.date.available2021-10-01-
dc.date.available2021-10-01T17:50:07Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13481-
dc.description.abstractThe present study aimed to assess the perception of gym practitioners about the importance of the Physical Education professional for adherence and adherence to physical exercise. A qualitative study was conducted, through semi-structured interviews and content analysis technique. Seventeen adults of both sexes participated. Three categories emerged: (a) motivation to practice physical activity; (b) factors influencing the choice of the gym and factors related with abandonment of the gym, and (c) the importance of the Physical Education professional and its qualification. It is concluded that, aesthetics, health and quality of life stand out as motivators’ factors to practice physical activity. However, although Physical Educator professionals and their qualifications appear to be important for adherence, they are little related to their real function.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva avaliar a percepção de praticantes de academia de ginástica sobre a importância do profissional de Educação Física para a adesão e aderência ao exercício físico. Foi utilizada abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas e técnica de análise de conteúdo. Participaram 17 adultos de ambos os sexos. Três categorias emergiram: (a) motivação inicial para a prática de atividade física; (b) fatores que influenciam na escolha da academia de ginástica e em seu desligamento pelo aluno, e (c) importância da atuação do profissional de educação física na visão dos alunos e a importância da qualificação deste profissional. Conclui-se que, dentre os fatores mencionados pelos entrevistados como motivadores para o ingresso nas academias, destacam-se a estética, a saúde e a qualidade de vida. No entanto, embora o profissional de Educação Física e sua qualificação apareçam de forma importante para a aderência, são pouco relacionadas à sua real função.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectAcademias de ginásticapt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectFitness centerspt_BR
dc.subjectExercisept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleA importância do profissional de Educação Física para a adesão e aderência do público praticante de musculação em academias de ginásticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Educação Física - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons