Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13453
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marianecazassasantos.pdf1.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O endomarketing como ferramenta para promover a motivação e a satisfação no trabalho: estudo de caso em uma empresa provedora de internet de Governador Valadares
Autor(es): Santos, Mariane Cazassa
Orientador: Nascimento, Juliana Goulart Soares do
Miembros Examinadores: Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Miembros Examinadores: Moreira, Nathalia Carvalho
Resumo: O endomarketing tem se mostrado uma importante ferramenta para o meio empresarial, que pode proporcionar além da valorização e bem estar do cliente interno, também o ganho de vantagem frente ao mercado competitivo. A presente pesquisa foi realizada em uma empresa provedora de internet na cidade de Governador Valadares, com o intuito de investigar como o endomarketing influencia no processo motivacional e de satisfação no ambiente organizacional. O estudo executado é de caráter descritivo, onde foi adotado uma abordagem qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso, sendo apoiado em 58 entrevistas semiestruturadas, que foram submetidas a uma análise de conteúdo, onde os resultados foram aqui discutidos. Através dos resultados obtidos, foi constatado que a empresa pesquisada não possui um programa de endomarketing implantado, o que faz atualmente é se utilizar de algumas ações que compõem o endomarketing de forma desconexa, mas que de certa forma contribuem sim para a motivação e a satisfação de seus colaboradores. Foi identificado também algumas adversidades, mas com a implementação do endomarketing de forma concreta é possível solucionar.
Resumen : The internal marketing has proven to be an important tool for the business environment, which can provide in addition to the appreciation and welfare of the internal customer, also the gain of advantage against the competitive market. The present research was carried out in an internet service provider in the city of Governador Valadares, in order to investigate how endomarketing influences the motivational process and satisfaction in the organizational environment. The study is of a descriptive nature, where a qualitative approach was adopted, using the case study method, being supported by 58 semi-structured interviews, which were submitted to a content analysis, where the results were discussed here. Through the results obtained, it was found that the company researched does not have an endomarketing program in place, what it currently does is to use some actions that make up endomarketing in a disconnected way, but that in a certain way do contribute to the motivation and satisfaction of its employees. It was also identified some adversities, but with the implementation of endomarketing in a concrete way it is possible to solve them.
Palabras clave : Endomarketing
Motivação
Satisfação
Comunicação Interna
Internal Marketing
Motivation
Satisfaction
Internal Communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13453
Fecha de publicación : 31-ago-2021
Aparece en las colecciones: Administração - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons