Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1339
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
rosangelaaparecidadossantos.pdf994.9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Análise do projeto de intervenção pedagógica da escola estadual X a partir dos processos de avaliação interna e externa
Autor(es): Santos, Rosângela Aparecida dos
Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Miembros Examinadores: Neubert, Luiz Flávio
Miembros Examinadores: Silva, Maria Andréia de Paula
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Mestrado Profissional) da Universidade Federal de Juiz de Fora, versa sobre a implementação do Programa de Intervenção Pedagógica / Currículo Básico Comum (PIP/CBC), da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, como estratégia para melhoria da aprendizagem do aluno e da consequente elevação dos índices dos resultados das avaliações externas em uma escola estadual da região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo da investigação foi elucidar, no contexto escolar, a dinâmica de aplicação do PIP/CBC, apontando os entraves na consolidação deste e as dificuldades na elevação dos índices de desempenho alcançados nas avaliações externas com vistas à proposição de um Plano de Intervenção que possa auxiliar a escola na superação desses obstáculos. A pesquisa amparou-se na análise documental referente ao PPP da escola, estudo da legislação que trata do tema e entrevistas estruturadas com profissionais ligados ao projeto e à escola. Os dados coletados na pesquisa revelaram indícios de que o PIP/CBC realmente não alcançou os resultados esperados na escola estudada, considerando os objetivos propostos na sua implementação. Os principais elementos que impedem o sucesso do programa estão relacionados à falta de diálogo entre a escola e as diretrizes norteadoras do programa, ao acompanhamento ineficiente dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula e aos gargalos apresentados na gestão escolar, especialmente na gestão pedagógica. Nesse cenário, apresentou-se um Plano de Intervenção, buscando ações que propiciem um diálogo maior com as diretrizes norteadoras do PIP/CBC e, consequentemente, a melhoria na aprendizagem dos alunos, bem como a elevação dos índices de proficiência nas avaliações externas.
Resumen : This thesis focuses on the implementation of the Programme of Educational Intervention / Common Basic Curriculum (PIP / CBC), the State Department of Education of Minas Gerais, as a strategy for improving student learning and consequent elevation of indices of the results of external assessments. For this, concentrates the research outline in a state school in the metropolitan region of Belo Horizonte. The research objective was to elucidate, in the school context, the dynamics of implementing PIP / CBC, pointing obstacles in consolidating the same and the difficulties in raising the levels of proficiency attained in external evaluations, with a view to proposing an Intervention Plan that can help the school in overcoming these obstacles. The methodological approach is bolstered in document analysis, interpretation of legislation that addresses the theme and structured interviews with professionals working in the public state of Minas Gerais. The data collected in the survey revealed evidence that the PIP / CBC does not really achieve the expected results at the school , considering the objectives proposed in its implementation. The main elements of incumbent success of the program are related to lack of knowledge of the guiding principles of the program, to inefficient monitoring of work done in the classroom and the bottlenecks presented in school management, especially in educational management. In this scenario, he presented a plan of intervention, seeking actions that foster greater dialogue with the guiding principles of the PIP / CBC and consequently the improvement in student learning, as well as rising rates of proficiency in external evaluations.
Palabras clave : PIP/CBC
Avaliações externas
Gestão escolar
PIP / CBC
External evaluations
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1339
Fecha de publicación : 4-dic-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.