https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13386
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
valdireneoliveirasouza.pdf | PDF/A | 576.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Formação Docente |
Title: | Adequação da formação docente dos professores que atuam no ensino médio: considerações sobre a rede estadual de ensino da Bahia |
Author: | Souza, Valdirene Oliveira |
First Advisor: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Referee Member: | Oliveira, Helena Rivelli de |
Referee Member: | Oliveira, Daniela Barbosa de |
Resumo: | O objetivo deste estudo consistiu em analisar o perfil dos professores que atuam no Ensino Médio da rede estadual da Bahia, identificando a Adequação da Formação Docente para refletir sobre o atendimento ao estabelecido na Meta 15 do Plano Estadual de Educação da Bahia (PEE Bahia), a qual faz referência à Formação dos Professores que atuam na Educação Básica no estado. Os dados utilizados para esta investigação são públicos e disponíveis no Portal do INEP, sendo selecionados os dados de mapeamento do Indicador de Adequação da Formação Docente, referentes aos anos de 2013 a 2019. As análises realizadas permitiram constatar que os resultados da Bahia em relação à Adequação da Formação Docente estão aquém dos compromissos estabelecidos nos marcos legais da educação brasileira, como na LDB nº 9394/96, no Plano Nacional de Educação e no Plano Estadual de Educação da Bahia. A despeito dos avanços ocorridos nos últimos anos do período analisado e do incremento auferido pelo sistema de ensino do estado, constatamos que a realidade apresentada ainda demanda maior empenho da administração pública estadual para adequação dos seus quadros, notadamente no Ensino Médio. Ressaltamos a importância e a necessidade de esforços conjuntos para a efetivação do Regime de Colaboração entre os entes federados (União, Estados e Municípios), para assegurar a formação adequada aos professores que atuam nas escolas de Educação Básica no estado da Bahia. |
Abstract: | - |
Keywords: | Educação Formação docente Ensino médio Adequação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13386 |
Issue Date: | 23-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License