Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13382
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rodrigoferreiradelima.pdfPDF/A642.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Qualidade da educação à luz do Ideb: um recorte do município de Dois Riachos - Alagoas, 2007-2017
Autor(es): Lima, Rodrigo Ferreira de
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Vilardi, Leonardo Ostwald
Membro da banca: Melo, Keite Silva de
Resumo: Este trabalho discute os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Município de Dois Riachos em Alagoas. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa que fundamenta-se em uma revisão de literatura, bem como um conjunto de dados educacionais.O IDEB é junção do desempenho escolar do aluno na avaliação externa com o fluxo escolar, resultando em um parâmetro estabelecido (nota), que objetiva discutir a qualidade da educação. As argumentações partem da proposição que não basta considerar apenas desempenho e fluxo, e sim, uma conjuntura de elementos que estão intrinsecamente ligados a educação. Conclui-se que o Ideb ultrapassou a meta 2021 proposta pelo o MEC, e que o Ideb é o principal elemento observado quando se refere à qualidade educacional. Almeja-se, com esta análise, contribuir para uma discussão sobre a qualidade da educação à luz do Ideb, enquanto norteador e estimulador para implantações e implementações de política públicas.
Abstract: -
Palavras-chave: Qualidade da educação
Avaliação externa
Ideb
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13382
Data do documento: 30-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons