https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13382
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rodrigoferreiradelima.pdf | PDF/A | 642.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Qualidade da educação à luz do Ideb: um recorte do município de Dois Riachos - Alagoas, 2007-2017 |
Autor(es): | Lima, Rodrigo Ferreira de |
Primeiro Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
Membro da banca: | Vilardi, Leonardo Ostwald |
Membro da banca: | Melo, Keite Silva de |
Resumo: | Este trabalho discute os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Município de Dois Riachos em Alagoas. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa que fundamenta-se em uma revisão de literatura, bem como um conjunto de dados educacionais.O IDEB é junção do desempenho escolar do aluno na avaliação externa com o fluxo escolar, resultando em um parâmetro estabelecido (nota), que objetiva discutir a qualidade da educação. As argumentações partem da proposição que não basta considerar apenas desempenho e fluxo, e sim, uma conjuntura de elementos que estão intrinsecamente ligados a educação. Conclui-se que o Ideb ultrapassou a meta 2021 proposta pelo o MEC, e que o Ideb é o principal elemento observado quando se refere à qualidade educacional. Almeja-se, com esta análise, contribuir para uma discussão sobre a qualidade da educação à luz do Ideb, enquanto norteador e estimulador para implantações e implementações de política públicas. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Qualidade da educação Avaliação externa Ideb |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13382 |
Data do documento: | 30-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons