https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13369
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hosenildevasconceloslima.pdf | PDF/A | 572.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Fluxo escolar do ensino médio em escolas estaduais de Sergipe: comparação com o nordeste e Brasil |
Autor(es): | Lima, Hosenilde Vasconcelos |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Membro da banca: | Bertolotti, Diovana Paula de Jesus |
Membro da banca: | Abreu, Andrea Vicente Toledo |
Resumo: | O objetivo desse artigo é fazer uma análise comparativa do fluxo escolar do Ensino Médio da Rede Estadual de Educação de Sergipe em relação aos dados do Brasil e da região nordeste no período de 2007 a 2019, salientando assimetrias entre as dez Diretorias de Educação e entre as zonas urbana e rural. A interpretação dos dados estatísticos dos indicadores de rendimento escolar (taxa de aprovação, taxa de reprovação e taxa de abandono), coletados no banco de dados do INEP e do Censo Escolar do estado, mostra-se a partir da leitura de tabelas e gráficos comparando o desempenho de Sergipe com o resultado nacional e regional, do comparativo entre as Diretorias de Educação e das zonas urbana e rural. Os resultados do estudo revelam que Sergipe está com as taxas de rendimento aquém das médias nacional e regional nordeste, e que não há homogeneidade entre as regiões do estado, tão pouco entre as zonas urbana e rural. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Ensino médio Fluxo escolar Sergipe |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13369 |
Data do documento: | 23-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons