Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13361
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edisonflaviofernandes.pdfPDF/A961.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desagregações estatísticas do Ideb no Distrito Federal: subsídios às políticas públicas para o Ensino Médio
Autor(es): Fernandes, Edison Flávio
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Lessa, Paula Batista
Membro da banca: Silveira, Silvia Regina Benigno
Resumo: O presente estudo objetiva analisar a tendência evolutiva do Ideb para o Ensino Médio no Distrito Federal (DF) no período de 2007 a 2019, buscando identificar, por meio da desagregação de seus indicadores constituintes, elementos indicativos e hipotéticos de êxito ou malogro acerca das políticas educacionais adotadas para o período na unidade federativa em análise. O artigo é estruturado em quatro sessões: 1) O Ideb no Distrito Federal: histórico e componentes dignósticos; 2) Expedientes estatísticos auxiliares: à guisa de novos diagnósticos sobre a qualidade da educação no Distrito Federal; 3) Arcabouço político-legal para o Ensino Médio no Distrito Federal: trajetória histórica e impacto sobre o Ideb; e 4) Considerações finais. O estudo conclui não haver liames conclusivos entre a adoção de programas e políticas adotados no espaço temporal sob investigação e os resultados obtidos em relação aos elementos dagnósticos constituintes do Ideb e em relação às metas pactuadas entre a unidade federativa e o governo federal.
Abstract: -
Palavras-chave: Ideb
Ensino médio
Desempenho e rendimento escolar
Estatísticas educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13361
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons