https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13358
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
benonecostafilho.pdf | PDF/A | 770.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Censo escolar: indicadores de matrícula na etapa do ensino fundamental na zona urbana e rural da rede estadual de Roraima nos anos de 2018 e 2019 |
Author: | Costa Filho, Benone |
First Advisor: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-Advisor: | Oliveira, Roberto Perobelli de |
Referee Member: | Coelho, Rita de Cássia de Freitas |
Referee Member: | Machado, Carla Silva |
Resumo: | Este artigo analisa os dados de oferta de matrícula no ensino fundamental da rede estadual de Roraima fazendo uma comparação entre as taxas de matrículas da zona urbana e rural. Os dados utilizados foram extraídos dos Censos Escolares da Educação Básica realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira - INEP, nos anos de 2018 e 2019. Uma das contribuições pretendidas é mostrar a importância do Censo Escolar ao revelar inúmeros dados relevantes das escolas, professores e estudantes brasileiros. Ao apresentar os dados referentes a dois períodos a proposta é e analisar o fluxo dessas matrículas, assim, como a predominância do atendimento, nas escolas da zona urbana ou rural visando levantar algumas tendências e hipóteses vinculadas à realidade do estado de Roraima caracterizado como região de fronteira e de significativa população indígena. |
Abstract: | - |
Keywords: | Ensino fundamental Zona urbana Zona rural Roraima |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13358 |
Issue Date: | 23-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License