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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Priscila da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Renata de Lourdes Miguel da-
dc.creatorCosta, Amanda Pereira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-09T15:09:43Z-
dc.date.available2021-08-13-
dc.date.available2021-09-09T15:09:43Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13356-
dc.description.abstractConsidering that the results of external evaluations have been converging as strategic elements for the educational management processes, the present work aims to investigate the results of Ideb in state schools in the State of Tocantins, in its last 3 editions, in order to understand the evolution, or not, the quality of education, identifying the public educational programs and policies that can act as propelling elements for the elevation of teaching and learning. The research was carried out using data from the Technical Summary of the State of Tocantins, Census of Basic Education / 2019, produced by Inep and, also, from the Strategic Planning provided by Seduc - TO. Initially, a human-geographical panorama of the State was traced, followed by the analysis of Basic Education data, including schooling, training and teacher adaptation, in addition to resources related to infrastructure. Subsequently, we present data from the Ideb results of the state network, in the 2015-2019 editions, with indicators and learning progress. Taking into account that the success of school performance is the result of a set of actions and intra and extra-school factors combined with public educational policies, the research made clear the need for investments in infrastructure of school spaces, technological equipment, and pedagogical teaching instruments, as well as as, more dedication to initial and continuing education and teacher adaptation in the state network. It should be noted, however, that the state has been investing in the implementation of the Youth in Action Program in full-time schools.pt_BR
dc.description.resumoConsiderando que os resultados das avaliações externas vêm convergindo como elementos estratégicos para os processos da gestão educacional, o presente trabalho objetiva investigar os resultados do Ideb nas escolas da rede estadual no Estado do Tocantins, em suas 3 últimas edições, no intuito de compreender a evolução, ou não, da qualidade da educação, identificando os programas e políticas públicas educacionais que possam atuar como elementos propulsores para a elevação do ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada a partir dos dados do Resumo Técnico do Estado do Tocantins, Censo da Educação Básica/2019, produzido pelo Inep e, ainda, dos Planejamentos Estratégicos disponibilizados pela Seduc - TO. Inicialmente foi traçado um panorama humano-geográfico do Estado, seguido da análise dos dados da Educação Básica, incluindo escolaridade, formação e adequação docente, além dos recursos relacionados à infraestrutura. Posteriormente apresentamos os dados dos resultados do Ideb da rede estadual, nas edições 2015-2019, com indicadores e evolução de aprendizagem. Levando em conta que o sucesso de desempenho escolar é resultado de um conjunto de ações e fatores intra e extraescolares aliadas às políticas públicas educacionais, a pesquisa deixou clara a necessidade de investimentos em infraestrutura dos espaços escolares, aparelhamento tecnológico, e instrumentos didáticos pedagógicos, bem como, mais dedicação à formação inicial e continuada e adequação docente na rede estadual. É preciso salientar, no entanto, que o estado vem investindo na implantação do Programa Escola Jovem em Ação em escolas em tempo integral.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleOs resultados do Ideb 2015-2019 no estado do Tocantins uma análise dos fatores para a eficácia educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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