https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13341
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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sabrinatricarocha.pdf | PDF/A | 3.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Panorama da educação especial: o que revelam os dados do Censo Escolar no Brasil e no Distrito Federal |
Autor(es): | Rocha, Sabrina Trica |
Primeiro Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
Membro da banca: | Silva, Daniel Eveling da |
Membro da banca: | Figueiredo, Vitor Fonseca |
Resumo: | O presente trabalho realizou uma análise descritiva do panorama da Educação Especial tanto no Brasil quanto no Distrito Federal, com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica entre os anos de 2007 a 2020. O estudo teve como objetivo caracterizar o cenário nacional e do Distrito Federal no que tange a educação dos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação. Nesse sentido, foram analisados dados: de matrículas desses alunos, tanto nas classes comuns do ensino regular, quanto em classes e escolas especiais; matrículas no atendimento educacional especializado (AEE); distribuição de matrículas por dependência administrativa e por etapa de ensino; distribuição das matrículas por tipo de deficiência e tipos de AEE realizados; infraestrutura das escolas quanto a acessibilidade; e formação do corpo docente. O estudo considerou, sobretudo, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), dentre outras normativas e os pressupostos teórico-metodológicos dos “Estudos sobre Deficiência”. O estudo revelou que, apesar da ampliação em massa do acesso desses estudantes aos sistemas educacionais públicos de ensino, ainda hoje, a maior parte dos alunos não realiza o atendimento educacional especializado (AEE); a maioria das escolas não apresenta infraestrutura adequada para o atendimento desses alunos; acredita-se que haja uma superestimação de alunos com deficiência intelectual e com transtorno do espectro autista (TEA) declarados ao Censo Escolar; e, por fim, os professores, em grande parte, não apresentam formação específica para atuar na área. Em suma, os estudantes com deficiência ainda continuam, sobremaneira, marginalizados, ainda que “dentro”, dos sistemas educacionais de ensino. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Políticas públicas Censo escolar Deficiência |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13341 |
Data do documento: | 29-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
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