Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13327
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
olgalicedossantossuzartedejesus.pdfPDF/A1.09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise comparativa do desempenho estudantil Programa Avalia Salvador-PROSA e SAEB
Autor(es): Jesus, Olgalice dos Santos Suzarte de
Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Miembros Examinadores: Oliveira, Vânia Maria Machado de
Miembros Examinadores: Melo, Keite Silva de
Resumo: Este artigo apresenta breve discussão sobre a importância da avaliação externa de larga escala nos âmbitos nacional e municipal, em especial na Rede Municipal de Salvador. A intenção é destacar características e contexto da implementação do sistema próprio de avaliação, o PROSA, sua série histórica de aplicação das avaliações, ações adotadas para melhoria das aprendizagens dos estudantes e análise comparativa do desempenho estudantil, a partir dos resultados do Programa Avalia Salvador-PROSA e SAEB (2017- 2019), com enfoque no Ensino Fundamental - anos iniciais (5º ano), identificando as contribuições do sistema próprio de avaliação para a melhoria do desempenho dos estudantes/escola/rede. O estudo destaca os pontos e contrapontos, considerando as potencialidades e a importância dos sistemas de avaliação, retratando a sua relevância ao ser realizada externamente pelo sistema municipal, que possibilita a participação e o envolvimento dos integrantes da rede em torno de sua realidade, bem como a identificação de avanços e de desafios a serem enfrentados, visando à melhoria no desempenho cognitivo dos estudantes. O presente trabalho aponta, também, para perspectiva de fortalecimento da cultura de avaliação implantada na rede de ensino e melhor utilização dos resultados das avaliações externas para o avanço do desempenho dos estudantes.
Resumen : -
Palabras clave : Avaliação externa
Sistemas de avaliação
Desempenho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13327
Fecha de publicación : 30-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons