Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13315
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marilenecardosoguedesdelima.pdfPDF/A666.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise do indicador da adequação da formação docente nas escolas estaduais do ensino médio no município de Jaboatão dos Guararapes/Pernambuco
Author: Lima, Marilene Cardoso Guedes de
First Advisor: Borges, Eliane Medeiros
Referee Member: Terra, Marina Furtado
Referee Member: Costa, Mariane Ambrósio
Resumo: O indicador de adequação da formação docente corresponde à proporção de professores em conformidade entre a disciplina que lecionam e suas respectivas formações acadêmicas. Em outras palavras, o percentual de docentes com área de atuação diferente da sua formação inicial é o principal objetivo deste artigo. Assim sendo, foi feita uma análise dos dados desse indicador nas 36 escolas da rede estadual do município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Foi realizado um levantamento quantitativo através dos dados oficiais declarados no sistema informacional Educacenso, verificando se essa distribuição apresenta conformidade entre a formação docente e a disciplina ministrada. A pesquisa apontou que o percentual de locação de professores com formação adequada para a disciplina que leciona nem sempre corresponde à real formação do educador. Embora os dados mostrem que, para esse indicador, o município tem um percentual melhor que o do estado, ainda há uma tendência para a alocação em turmas incompatíveis com sua formação, e, diante dessa problemática, levantamos questões que afetam diretamente a educação básica no âmbito escolar e na realidade do ensino-aprendizagem dos discentes.
Abstract: -
Keywords: Formação docente
Indicador educacional
Ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13315
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons