Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13313
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariaritadepaularibeiro.pdfPDF/A671.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As variações do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental oferecido pelas escolas municipais de Goiânia no período de 2007 a 2019
Autor(es): Ribeiro, Maria Rita de Paula
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Terra, Marina Furtado
Membro da banca: Barreto, Mônica da Motta Salles
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise das variações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental oferecido pelas escolas municipais de Goiânia no período de 2007 a 2019. A escolha do tema apoia-se no fato de que o Ideb é o índice utilizado, desde sua criação, como o principal indicador da qualidade educacional em todo país. A partir da série histórica do Ideb da rede, apresenta-se uma discussão sobre os avanços nos resultados alcançados em relação à meta projetada para o município. Os dados utilizados, para o estudo, são de domínio público e estão disponibilizados no banco de dados do Inep. O trabalho enfatiza a importância do aprofundamento da análise dos dados para uma compreensão dos resultados, para além do resultado final obtido. Para melhor elucidar a temática desenvolvida, apontam-se os dados da trajetória do fluxo escolar, indicador de rendimento, obtidos por meio das informações anuais registradas no Censo Escolar e as médias de desempenho referentes aos resultados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) alcançadas pela rede municipal de ensino de Goiânia. De forma sucinta, ao final do artigo, destaca-se a pertinência do estudo para subsidiar os gestores e profissionais da rede na condução de medidas assertivas para que os avanços no processo de ensino e aprendizagem seja assegurado de forma contínua.
Abstract: -
Palavras-chave: Análise
Índice de desenvolvimento da educação básica
Qualidade educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13313
Data do documento: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons