https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13292
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
luziavoltolini.pdf | PDF/A | 573.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Distorção idade-série: um retrato do insucesso dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental da rede estadual de Roraima e as políticas públicas para a correção do fluxo escolar |
Autor(es): | Voltolini, Luzia |
Primeiro Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
Membro da banca: | Barreto, Mônica da Motta Salles |
Membro da banca: | Araujo, Eduardo Santos |
Resumo: | Este artigo, que tem como tema a distorção idade-série, apresenta os resultados de uma pesquisa documental e de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar os índices de distorção idade-série dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de Roraima e as ações implementadas pela Secretaria da Educação e Desportos (SEED) para atender essa demanda. A coleta de dados sobre os indicadores do fluxo escolar foi realizada nos documentos publicados pelo INEP, com análise da série histórica do Censo Escolar dos anos de 2017, 2018 e 2019 e as informações sobre as ações implementadas pela SEED, para atender os estudantes que compõem esse grupo, foram obtidas a partir de publicações nos sites oficiais ligados a esse órgão. Resultados apontam que, embora o indicador de distorção idade-série apresente redução, ele continua presente tanto nas escolas estaduais urbanas, como rurais dos 15 municípios de Roraima. Não obstante, a coleta de dados sobre as ações implementadas pela SEED tenha sido limitada às divulgações nos meios eletrônicos, constatou-se que são desenvolvidas ações para reduzir a evasão, a repetência e o abandono escolar, como a busca ativa dos estudantes, a realização de oficinas e cursos de capacitação de professores que atuam nas classes de correção de fluxo. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Distorção idade-série Ensino fundamental Correção de fluxo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13292 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons