https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13273
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
josedionisiojunior.pdf | PDF/A | 905.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Taxas de Não Resposta do Censo Escolar: análise dos resultados dos cinco estados com os maiores e menores Ideb no Ensino Médio entre 2015, 2017 e 2019 |
Author: | Dionísio Júnior, José |
First Advisor: | Borges, Eliane Medeiros |
Referee Member: | Ramos, Amélia Gabriela Thamer Miranda |
Referee Member: | Boscato, Priscila da Costa Pinheiro |
Resumo: | O presente artigo realiza um estudo investigativo sobre a influência do indicador, Não Respostas do Censo da Educação Básica no cálculo do IDEB, especificamente no Ensino Médio. Este estudo, tem como objetivos analisar as Taxas de Não Resposta do Censo Escolar, nas edições de 2015, 2017 e 2019, dos cinco estados com maiores e menores Ideb no ensino médio, investigando a influência dessas taxas nos resultados do Ideb do Ensino médio desses estados. A metodologia adotada foi o cálculo da média dos dois grupos: o grupo de maior Ideb e de menor Ideb. Depois foi calculada a diferença de cada indicador em pontos, e por fim, em percentual. A partir da análise dos dados, ficou demonstrado que, pelo fato da Taxa de Não resposta ser uma variável que diz respeito direto ao Fluxo escolar, quando alta, pode exercer uma influência positiva nos resultados do Ideb de uma rede. |
Abstract: | - |
Keywords: | Indicadores educacionais Censo escolar Taxa de não resposta IDEB |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13273 |
Issue Date: | 26-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License