Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13266
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jacypiresdossantos.pdfPDF/A476.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Programa MAIS IDEB no Maranhão: formação de professores do ensino médio que ensinam matemática e língua portuguesa
Author: Santos, Jacy Pires dos
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Magaldi, Carolina Alves
Referee Member: Pontes, Luis Antonio Fajardo
Referee Member: Silva, Iverson Geraldo da
Resumo: Este estudo examina o Programa MAIS IDEB formulado pela Secretaria de Estado de Educação do Maranhão aos professores de Matemática e Língua Portuguesa do Ensino Médio com vistas à qualificação de seus processos docentes. A pesquisa é documental e qualitativa, que se utiliza da base de dados da Secretaria de Educação, bem como de informações colhidas do material oriundo das formações. O propósito é examinar a produtividade desse programa com os professores que ensinam Matemática e Língua Portuguesa do Ensino Médio visando melhorias dos indicadores de qualidade educacional do Maranhão. No decorrer do projeto, os professores sentiram-se estimulados a participar das oficinas de elaboração de itens, o que lhes possibilitou elaborá-los a partir dos dados emergentes da formação. Os principais resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas nas oficinas favoreceram o entendimento do formato do item tanto em Matemática quanto Língua Portuguesa. Ademais, as atividades proporcionaram a participação dos professores do Ensino Médio no tocante às discussões, interpretações e compreensão do formato do item e sua aplicação em atividades docentes.
Abstract: This study is about the projet Program MAIS IDEB of the Maranhão State Department of Education for High School Mathematics and Portuguese teachers aiming at qualifying their teaching process. The research is documental and qualitative and it uses the database from Secretary of Education, with his information collected from the teacher training material. The objective is to examine the productivity of this program with teachers who teach Mathematics and the Portuguese Language in High School Education with a view to improving educational quality indicators in Maranhão. During the project, the teachers felt encouraged to participate in the item elaboration workshops, and some teachers have prepared some questions during the workshop. The main results show that the activities developed in the workshops has confirmed the learning of how to produce items both for Mathematics and Portuguese Language. Besides that, the activities have been able of promote among high school teachers some discussions, interpretations and understanding of item format and its application in teaching activities.
Keywords: Gestão de educacional
Avaliação educacional
IDEB
Educational management
Educational evaluation
IDEB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13266
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons