https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13256
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
isabelcristinateixeiradasilva.pdf | PDF/A | 314.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Como está a Rede Municipal de Ensino De Porto Alegre em relação ao acesso à conclusão do Ensino Fundamental? |
Author: | Silva, Isabel Cristina Teixeira da |
First Advisor: | Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e |
Co-Advisor: | Magaldi, Carolina Alves |
Referee Member: | Roberto, Alex Moreira |
Referee Member: | Pontes, Luis Antonio Fajardo |
Resumo: | O artigo apresenta uma visão geral da Rede Municipal de Porto Alegre com dados do Censo Escolar em cujos números apontam matrículas, taxas de rendimento e de escolarização na série histórica de 2010 a 2019. Buscando perfazer a trajetória dos estudantes do 1º ao 9º ano, sem o estudo específico de um grupo, mas através de um análise mais generalista, procurou-se ter uma noção sobre como está o acesso à conclusão do Ensino Fundamental nas escolas do município de Porto Alegre que, apesar de utilizarem o sistema de ciclos, revela-se um sistema com muitas reprovações. Foram identificados anos-ciclos onde ocorrem mais manutenções, os quais fomentam as distorções idade-série e o percentual de alunos que não chega à formatura. Baseando-se na premissa da universalização do ensino fundamental e no direito de acesso do estudante não só ao ingresso, mas também à conclusão, este artigo observa que os percentuais da Rede estão aquém dos 95% ambicionados pela meta 2 do PNE para 2024. Se tomarmos por referência o número de ingressantes em 2010, e prevermos uma conclusão em 2018 ou 2019, o percentual de formandos fica entre 62,83% e 51,9% respectivamente. A partir desse estudo será possível inferir sobre hipóteses que justificam os dados e definir possíveis, necessárias e imediatas ações pedagógicas nas escolas, bem como políticas que favoreçam o estudante a concluir o ensino fundamental com qualidade na sua aprendizagem. |
Abstract: | The article presents an overview of the Municipal Network of Porto Alegre with data from the School Census whose numbers point to enrollments, income and schooling rates in the historical series from 2010 to 2019. Seeking to make up the trajectory of students from the 1st to the 9th grade, without the specific study of a group, but through a more general analysis, we tried to have a notion about how is the access to the conclusion of Elementary Education in schools in the municipality of Porto Alegre that, despite using the cycle system, reveals itself to be a system with many failures. Years-cycles were identified where more maintenance occurs, which foster age-grade distortions and the percentage of students who do not reach graduation. Based on the premise of universal primary education and on the student's right of access not only to admission, but also to the conclusion, this article notes that the percentages of the Network are below the 95% ambitioned by the PNE's goal 2 for 2024. If taking as a reference the number of new entrants in 2010 - 4057, and predicting a conclusion in 2018 or 2019, the percentage of trainees is between 62.83% and 51.9% respectively. From this study, it will be possible to infer about hypotheses that justify the data and to define possible, necessary and immediate pedagogical actions in schools, as well as policies that favor the student to finish elementary school with quality in their learning. |
Keywords: | Ensino fundamental Fluxo Aprovação Reprovação Distorção Evasão Acesso Conclusão basic education flow approval failure distortion dropout completion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13256 |
Issue Date: | 25-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License