https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13245
File | Description | Size | Format | |
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fernandapaulaevangelistagoncalves.pdf | PDF/A | 15.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Borges, Eliane Medeiros | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3647402438436233 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Quiossa, Amanda Sangy | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Mayanna Auxiliadora Martins | - |
dc.creator | Gonçalves, Fernanda Paula Evangelista | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1656527229533572 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T14:01:42Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T14:01:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13245 | - |
dc.description.abstract | This article makes an excerpt about the rule of student participation in Saeb assessments, it aims to present a discussion about the impacts of the alteration of this rule in the result of the Ideb of the schools and if this change would influence the result of the Ideb of the States and Municipalities. The methodology developed was based on a qualitative approach, through the presentation of experimental models, analysis of results and bibliographic research, being developed in an explanatory and experimental perspective. By proposing different scenarios for participation in the tests, a comparison of the results will be drawn and the possible impacts of these variants will be analyzed. For the purposes of applying the suggested methodology, the data used were reproduced from real schools, so that the analyzed scenarios were relevant, however the names of the Educational Institutions, Municipality and States were changed to fictitious names, and identification is not possible. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo faz um recorte sobre a regra de participação dos estudantes nas avaliações Saeb, objetiva apresentar uma discussão sobre os impactos da alteração desta regra no resultado do Ideb das escolas e se essa alteração influenciaria o resultado do Ideb dos Estados e Municípios. A metodologia desenvolvida foi pautada em uma abordagem qualitativa, por meio da apresentação de modelos experimentais, análise dos resultados e pesquisas bibliográfica, sendo desenvolvidas em uma perspectiva explicativa e experimental. Pela proposição de diferentes cenários de participação nas provas, será traçado um comparativo dos resultados e analisado os possíveis impactos dessas variantes. Para fins de aplicação da metodologia sugerida, os dados utilizados foram reproduzidos de escolas reais, para que os cenários analisados tivessem relevância, no entanto os nomes das Instituições de Ensino, Município e Estados foram alterados para nomes fictícios, não sendo possível a identificação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ideb | pt_BR |
dc.subject | Saeb | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Ideb | pt_BR |
dc.subject | Public policy | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | O impacto do percentual de participação do estudantes nas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
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