https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13243
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fatimacristinadantasmedeiros.pdf | PDF/A | 2.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O Ideb do ensino médio da Rede Estadual da Bahia: o que os indicadores apontam? |
Autor(es): | Medeiros, Fátima Cristina Dantas |
Primeiro Orientador: | Borges, Eliane Medeiros |
Membro da banca: | Cunha, Priscila Campos |
Membro da banca: | Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni |
Resumo: | Este estudo analisa o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio da rede estadual da Bahia, no período de 2007 a 2019, por meio dos indicadores educacionais, organizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para melhor compreensão dos significados das informações produzidas, sem deixar de considerar o contexto da rede estadual de ensino. A partir da análise das informações de uma série histórica, o estudo consegue identificar condições que podem ter contribuído para o distanciamento das metas intermediárias projetadas pelo Ideb e vincular com o contexto educacional do Ensino Médio da Bahia. O estudo, baseado em análise de dados secundários, revela indicadores que impactam positiva ou negativamente no Ideb, com o intuito de observar tendências, ao longo do tempo e os pontos de fragilidade, para proposição de novas ações, integradas com as diversas instâncias envolvidas com o Ensino Médio, para fortalecimento das decisões gerenciais e pedagógicas direcionadas à melhoria da educação. |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | IDEB Ensino médio Indicadores educacionais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13243 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons