Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13243
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fatimacristinadantasmedeiros.pdfPDF/A2.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Ideb do ensino médio da Rede Estadual da Bahia: o que os indicadores apontam?
Autor(es): Medeiros, Fátima Cristina Dantas
Primeiro Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Membro da banca: Cunha, Priscila Campos
Membro da banca: Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni
Resumo: Este estudo analisa o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Médio da rede estadual da Bahia, no período de 2007 a 2019, por meio dos indicadores educacionais, organizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para melhor compreensão dos significados das informações produzidas, sem deixar de considerar o contexto da rede estadual de ensino. A partir da análise das informações de uma série histórica, o estudo consegue identificar condições que podem ter contribuído para o distanciamento das metas intermediárias projetadas pelo Ideb e vincular com o contexto educacional do Ensino Médio da Bahia. O estudo, baseado em análise de dados secundários, revela indicadores que impactam positiva ou negativamente no Ideb, com o intuito de observar tendências, ao longo do tempo e os pontos de fragilidade, para proposição de novas ações, integradas com as diversas instâncias envolvidas com o Ensino Médio, para fortalecimento das decisões gerenciais e pedagógicas direcionadas à melhoria da educação.
Abstract: -
Palavras-chave: IDEB
Ensino médio
Indicadores educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13243
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons