Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1324
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gabrielamachadocarre.pdf939.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A presença das ciências humanas nas avaliações externas estaduais: o caso do Sistema Baiano da Educação - SABE
Author: Carrê, Gabriela Machado
First Advisor: Oliveira, Lina Kátia Mesquita de
Referee Member: David, Marcus Vinicius
Referee Member: Pereira, Luiz Fernando Almeida
Resumo: Esse trabalho analisa a presença das Ciências Humanas nas avaliações externas estaduais, e mais aprofundadamente um sistema estadual específico, o Sistema de Avaliação Baiano da Educação – SABE, por este contar desde a sua implementação, em 2007, com todas as disciplinas de Ciências Humanas no seu processo avaliativo do Ensino Médio. A justificativa para a sua elaboração pauta-se na menor presença das disciplinas dessa área do conhecimento nas avaliações externas realizadas pelos estados, frente às outras disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática. A metodologia empregada nesse trabalho consistiu na pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas de roteiro semiestruturados e entrevistas. A primeira parte desse trabalho volta-se para a apresentação da posição historicamente ocupada pelas Ciências Humanas na educação; passando pela presença dessa área nas avaliações externas realizadas no país e a sua presença nos sistemas de avaliação estaduais que avaliam o Ensino Médio, finalizando com a descrição e análise do desenho do SABE, com foco no Avalie Ensino Médio. A segunda parte apresenta os fatores responsáveis pela transformação da posição ocupada pelas Ciências Humanas na educação brasileira, como a influência da Teoria do Capital Humano na educação brasileira na segunda metade do século XX e a consequente desvalorização das Ciências Humanas nesse período; o processo de revalorização das Ciências Humanas na década de 1990; além de apresentar como esse processo de desvalorização/revalorização das Ciências Humanas impactou na presença das disciplinas dessa área do conhecimento nas avaliações externas, em especial os sistemas de avaliações estaduais. Essa parte é finalizada com a demonstração de como um sistema fruto que conta com a presença das Ciências Humanas, o Avalie Ensino Médio, vem influenciando ações educacionais no estado da Bahia. A partir dos dados e reflexões realizadas nas partes anteriores, a terceira e última parte do trabalho será voltada para a realização de um Plano de Ação Educacional – PAE, que consistirá em um protocolo de implementação das disciplinas de Ciências Humanas nas avaliações estaduais, tendo como base a experiência do Avalie Ensino Médio, onde constarão as primeiras etapas a serem pensadas e os passos serem seguidos para a realização dessa implementação.
Abstract: This dissertation analyzes the presence of Humanities in external evaluations state, and further a specific state system, the Sistema de Avalição Baiano da Educação – SABE, By this count since its implementation in 2007, with all disciplines of Humanities in its evaluation process of high school. The rationale for its development agenda in the presence of smaller disciplines this area of knowledge in external assessments by states, versus other disciplines such as English Language and Mathematics. The methodology used in this work consisted of literature research, document analysis, interviews and semi-structured interviews script. The first part of this dissertation turns to the presentation of the position historically occupied by the Humanities in education; passing through the area in the presence of this external evaluations carried out in the country and their presence in state assessment systems that evaluate high school, ending with a description and analysis of design SABE, focusing on Evaluate High School. The second part presents the factors responsible for the transformation of the meaning of the Human Sciences in Brazilian education, as the influence of the Theory of Human Capital in Brazilian education in the second half of the twentieth century and the consequent devaluation of Humanities position in this period; the process of revaluation of the humanities in the 1990s; besides showing how this process of devaluation/ revaluation of the humanities disciplines impacted in the presence of this area of knowledge in external evaluations, in particular the systems of state assessments. This part concludes with a demonstration of how a system that has the presence of Humanities, the Avalie Ensino Médio, has influenced educational activities in the state of Bahia. From the data and reflections made in the previous parts, the third and final part of the work will be directed toward the completion of a Plan of Action Educational - PAE, which consist of a protocol for implementing the disciplines of Humanities in state assessments, with the Rate based on the experience of Avalie Ensino Médio, which contain the first steps to be considered and the steps to follow to carry out this implementation.
Keywords: Avaliação externa
Ciências humanas
SABE
External evaluation
Humanities
SABE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1324
Issue Date: 13-Oct-2014
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.