https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13235
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
elizianedepaulasilveira.pdf | PDF/A | 687.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Wagner Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5372700780542200 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lessa, Paula Batista | - |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Silvia Regina Benigno | - |
dc.creator | Silveira, Eliziane de Paula | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5330430592299224 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-02T13:17:14Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16 | - |
dc.date.available | 2021-09-02T13:17:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13235 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem objetivo de fazer uma análise pedagógica dos descritores de Língua Portuguesa dos alunos da 3ª série do Ensino Médio referente ao ano 2019, verificando qual (quais) descritores que os estudantes apresentaram mais dificuldades em acertar o gabarito. Para tanto, o objeto da pesquisa adotou a abordagem qualitativa, de procedimentos teóricos e metodológico. Dessa forma, utilizaram a pesquisa bibliográfica e a análise de dados secundários da avaliação subnacional do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins-SAETO referente às escolas que ofertam o Ensino Médio na rede estadual de ensino. Verificou-se que há recomendação de implantar programa de formação continuada de professores temáticas de estudo relativos a avaliação interna e externa, bem como estudo sobre medidas educacionais, instrumentos, escalas e padrões de desempenho, prática de uso e análise pedagógica dos descritores. Além de instituir e/ou fortalecer programa de leitura e escrita para tanto minimizar os desafios referentes ao saber docente, refletindo na melhoria do ensino-aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação externa | pt_BR |
dc.subject | Avaliação interna | pt_BR |
dc.subject | Descritores de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins- SAETO: uma análise pedagógica dos descritores de língua portuguesa dos estudantes da 3ª série do ensino médio das escolas públicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
This item is licensed under a Creative Commons License