Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13235
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
elizianedepaulasilveira.pdfPDF/A687.05 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Lessa, Paula Batista-
dc.contributor.referee2Silveira, Silvia Regina Benigno-
dc.creatorSilveira, Eliziane de Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5330430592299224pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-02T13:17:14Z-
dc.date.available2021-08-16-
dc.date.available2021-09-02T13:17:14Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13235-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem objetivo de fazer uma análise pedagógica dos descritores de Língua Portuguesa dos alunos da 3ª série do Ensino Médio referente ao ano 2019, verificando qual (quais) descritores que os estudantes apresentaram mais dificuldades em acertar o gabarito. Para tanto, o objeto da pesquisa adotou a abordagem qualitativa, de procedimentos teóricos e metodológico. Dessa forma, utilizaram a pesquisa bibliográfica e a análise de dados secundários da avaliação subnacional do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins-SAETO referente às escolas que ofertam o Ensino Médio na rede estadual de ensino. Verificou-se que há recomendação de implantar programa de formação continuada de professores temáticas de estudo relativos a avaliação interna e externa, bem como estudo sobre medidas educacionais, instrumentos, escalas e padrões de desempenho, prática de uso e análise pedagógica dos descritores. Além de instituir e/ou fortalecer programa de leitura e escrita para tanto minimizar os desafios referentes ao saber docente, refletindo na melhoria do ensino-aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectAvaliação internapt_BR
dc.subjectDescritores de língua portuguesapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleSistema de Avaliação do Estado do Tocantins- SAETO: uma análise pedagógica dos descritores de língua portuguesa dos estudantes da 3ª série do ensino médio das escolas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons