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Type: Dissertação
Title: Ensino Médio Integral Integrado em Minas Gerais: os desafios na implementação do programa em uma escola estadual na Superintendência Regional de Ensino de Almenara/MG
Author: Ribeiro, Georgenes José Oliveira
First Advisor: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Referee Member: Oliveira, Roberto Perobelli de
Referee Member: Sant'Anna, Priscila Fernandes
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF). O caso em análise tem como objetivo geral descrever o processo de implementação e os impactos quanto ao processo de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral em uma escola da rede estadual de Minas Gerais. Os objetivos específicos definidos foram: identificar as mudanças e os impactos pedagógicos na escola a partir da implementação do Ensino Médio em Tempo Integral; descrever as ações realizadas pela equipe da Superintendência Regional de Ensino de Almenara na E.E. Tancredo Neves durante o processo; analisar as ações realizadas pela SRE Almenara e pela Escola como forma de manter a permanência dos alunos no Programa; e propor estratégias a serem realizadas pela equipe da SRE Almenara em parceria com a gestão da escola para atenuar os problemas pedagógicos decorrentes da implementação do programa. Como referencial teórico, foi utilizado Mainardes (2006) e Condé (2012) que adotam a abordagem do “ciclo de políticas” como forma de análise da introdução de uma determinada política pública; e outros autores que tratam sobre a Educação Integral tais como Cavaliere (2002, 2007, 2009), Gonçalves (2006), Moll (2008, 2012), Coelho (2009). O trabalho traz como questão principal: Quais os desafios encontrados durante a implementação do EMII na Escola Estadual Tancredo Neves e de que forma a SRE Almenara poderia atuar para atenuar as dificuldades no processo de acompanhamento da implementação do programa. Para este estudo, foi utilizada a pesquisa qualitativa e como instrumentos de pesquisas entrevistas semiestruturadas com atores educacionais envolvidos neste processo. Pelas análises, identificou-se uma falta de conhecimento e apropriação da proposta e do conceito de Educação Integral pela comunidade escolar, centralização dos recursos na SEE/MG, ausência de escuta dos alunos e docentes envolvidos no processo de implementação, inexistência de formação inicial aos professores e profissionais da SRE, falta de acompanhamento e monitoramento pela Equipe responsável na superintendência, e um acúmulo de atribuições ao Analista responsável pelo EMTI. Por fim, foi elaborado um PAE com propostas de organização de fóruns municipais de educação, ações para garantir que os recursos do EMTI sejam descentralizados pela SEE/MG, ações para fortalecimento do Conselho de Representantes de Turma da escola, entre outras.
Abstract: This dissertation is developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation (PPGP) from the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora - CAEd/ UFJF). The case under analysis has as general objective to describe the process of implementation and the impacts on the process of implementing Full-Time High School in a state school in Minas Gerais. The defined objectives specific were to identify the main changes and the pedagogical impacts in the School from the implementation of High School in Full Time; describe the actions carried out by the Almenara Superintendência Regional de Ensino Team in E.E. Tancredo during the process; analyze the actions taken by SRE Almenara and the School as a way to maintain the students' permanence in the Program; and propose strategies to be carried out by the SRE Almenara team in partnership with the management of E.E. Tancredo Neves to alleviate the pedagogical problems arising from the implementation of the Program. As a theoretical framework, Mainardes (2006) and Condé (2012) were used, who adopt the “policy cycle” approach as a way of analyzing the implementation of a given public policy; and other authors dealing with Integral Education such as Cavaliere (2002, 2007, 2009, 2010), Gonçalves (2006), Moll (2008, 2012), Coelho (2009). The main question of the work is: What are the challenges encountered during the implementation of EMII at the Tancredo Neves State School and how SRE Almenara could act to alleviate the difficulties in the monitoring process of the program's implementation. For this study, qualitative research was used and as research instruments semi-structured interviews with educational actors involved in this process. The analysis identified a lack of knowledge and appropriation of the proposal and concept of Integral Education by the school community, centralization of resources in SEE/MG, absence of listening to students and teachers involved in the implementation process, lack of initial training for SRE teachers and professionals, lack of follow-up and monitoring by the team responsible for the superintendence, and an accumulation of duties to the Analyst responsible for EMTI. Finally, a PAE was prepared with proposals for organizing municipal education forums, actions to ensure that EMTI resources are decentralized by SEE / MG, actions to strengthen the school's Class Representatives Council, among others.
Keywords: Ensino Médio Integral Integrado
Ensino médio
Educação integral
Integrated Comprehensive High School
High school
Integral education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13233
Issue Date: 27-Nov-2020
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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