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Tipo: Dissertação
Título: Contribuição pedagógica do Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco (SIEPE) para a gestão das escolas estaduais da Gerência Regional de Ensino da Mata Sul (GRE- Palmares)
Autor(es): Silva, Márcia Maria Albuquerque da
Primeiro Orientador: Santos, Gilmar José dos
Membro da banca: Riani, Frederico Augusto D'Avila
Resumo: O presente trabalho aborda o Sistema de Informações Educacionais de Pernambuco (SIEPE), que se apresenta como uma política pública de estado e foi desenvolvido com a finalidade de cadastrar, monitorar e avaliar os dados, situações, indicadores e resultados gerenciais e operacionais da educação em Pernambuco, disponibilizando informações em tempo real e constituindo-se, dessa forma, em uma ferramenta de gestão e aporte pedagógico. Partindo desse pressuposto, este trabalho objetivou investigar a contribuição do SIEPE no âmbito pedagógico para a gestão ao nível de escola. Justifica-se a investigação considerando a experiência da autora com o SIEPE no âmbito escolar desde o início da sua implementação, até o momento de realização desta pesquisa. Considerando a importância desse sistema nas atividades relacionadas à gestão escolar, realizou-se uma pesquisa utilizando o método de estudo de caso com o intuito de investigar em linhas gerais, como está sendo a utilização desse sistema em quatro escolas estaduais da GRE Mata SUL, se utilizam essa base de dados na prática e, ainda, pretende-se verificar se o sistema está contribuindo para dar suporte à gestão no âmbito pedagógico. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com toda a equipe gestora das escolas e técnicos da Gerência Regional de Ensino – GRE. Com base nos resultados levantados pela pesquisa, verificou-se a necessidade de se propor um Plano de Ação Educacional - PAE visando à melhoria do SIEPE, com propostas de direcionamentos, a saber: capacitação, elaboração de Tutorial, explicando as funcionalidades do SIEPE, ampliação da funcionalidade pedagógica e aprimoramento do sistema, criação de biblioteca virtual e melhorias na internet, propostas estas que poderão ser adotados pela Secretaria de Educação e pela GRE, em prol da qualificação da política em questão.
Abstract: The present dissertation addresses the Educational Information System of Pernambuco (SIEPE, in Portuguese), which is presented as a public policy of the state and was developed in order to register, monitor and evaluate the data, situations, indicators and managerial and operational results of the education in Pernambuco, making information available in real time and therefore constituting a management tool and pedagogical contribution. Based on such assumption, this dissertation aimed to investigate SIEPE’s contribution in the pedagogical context to the management at school level. The investigation is justified given the author’s experience with the SIEPE at school level since the beginning of its implementation, until the moment in which the research was conducted. Considering the importance of such system to the activities related to school management, a research was conducted utilizing the case study methodology in order to investigate in general terms, how the system has been utilized in four state schools of the GRE Mata SUL, which use this data base in its practices and also to verify if the system is contributing to offer support to the pedagogical management. Semi structured interviews were conducted with the entire management team in those schools and with technicians from the Regional Educational Management – GRE, in Portuguese. Based on the results found in the research it was verified the need to propose an Educational Action Plan – PAE, in Portuguese aiming to improve the SIEPE, proposing directions, such as: capacitation, elaboration of a tutorial explaining the functionalities of the SIEPE, broadening of its pedagogical functionality and improving the system, creating a virtual library and improving the internet access, proposals which may be adopted by the Education Secretariat, and by the GRE, benefiting the policy in question.
Palavras-chave: Gestão escolar
TIC
SIEPE
School management
Communication and Information Technology - TIC
SIEPE
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1322
Data do documento: 18-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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