https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13221
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
claudioantoniomosqueiramaciel.pdf | PDF/A | 1.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise do “Programa Avanço do Jovem na Aprendizagem/AJA” da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades |
Autor(es): | Maciel, Cláudio Antônio Mosqueira |
Primeiro Orientador: | Rezende, Wagner Silveira |
Membro da banca: | Alves, Márcio Fagundes |
Membro da banca: | Magaldi, Juliana Alves |
Resumo: | Os programas de correção de fluxo têm se constituído como uma das principais estratégias educacionais de enfrentamento ao fracasso escolar no Brasil, sendo desenvolvidos por diversas redes de ensino para equilibrar o fluxo escolar dos estudantes advindos de reprovações sucessivas. O presente estudo tem por objetivo realizar a análise de um programa de correção de fluxo implementado na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul – Avanço do Jovem na Aprendizagem/ AJA MS - entre os anos de 2018 e 2019, com base nas taxas de rendimento dos estudantes, especialmente, a partir dos dados de reprovação e evasão. A questão de investigação do trabalho foi analisar se as taxas de reprovação e evasão apresentaram redução após a implementação do referido programa de correção de fluxo. Foram feitas duas comparações dentro da mesma série histórica, utilizando os dados de rendimento do ensino médio, provenientes do Censo Escolar/INEP e, num segundo momento, a comparação do mesmo indicador dentro do programa de correção de fluxo da rede de ensino. As bases teóricas que sustentaram as análises são os trabalhos referentes à reprovação, fluxo escolar e correção de fluxo, especialmente, no ensino médio, como a pesquisa de Patto (1999) e Barros et al (2018). |
Abstract: | - |
Palavras-chave: | Rede estadual de ensino de MS Correção de fluxo Avanço do Jovem na Aprendizagem/ AJA MS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13221 |
Data do documento: | 26-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Estatística e Avaliação Educacional |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons