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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do “Programa Avanço do Jovem na Aprendizagem/AJA” da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades
Autor(es): Maciel, Cláudio Antônio Mosqueira
Primeiro Orientador: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Alves, Márcio Fagundes
Membro da banca: Magaldi, Juliana Alves
Resumo: Os programas de correção de fluxo têm se constituído como uma das principais estratégias educacionais de enfrentamento ao fracasso escolar no Brasil, sendo desenvolvidos por diversas redes de ensino para equilibrar o fluxo escolar dos estudantes advindos de reprovações sucessivas. O presente estudo tem por objetivo realizar a análise de um programa de correção de fluxo implementado na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul – Avanço do Jovem na Aprendizagem/ AJA MS - entre os anos de 2018 e 2019, com base nas taxas de rendimento dos estudantes, especialmente, a partir dos dados de reprovação e evasão. A questão de investigação do trabalho foi analisar se as taxas de reprovação e evasão apresentaram redução após a implementação do referido programa de correção de fluxo. Foram feitas duas comparações dentro da mesma série histórica, utilizando os dados de rendimento do ensino médio, provenientes do Censo Escolar/INEP e, num segundo momento, a comparação do mesmo indicador dentro do programa de correção de fluxo da rede de ensino. As bases teóricas que sustentaram as análises são os trabalhos referentes à reprovação, fluxo escolar e correção de fluxo, especialmente, no ensino médio, como a pesquisa de Patto (1999) e Barros et al (2018).
Abstract: -
Palavras-chave: Rede estadual de ensino de MS
Correção de fluxo
Avanço do Jovem na Aprendizagem/ AJA MS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13221
Data do documento: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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