Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13211
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
andreanedantasdasilvaperes.pdfPDF/A1.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Análise dos resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas no período de 2012 a 2016 nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental
Author: Peres, Andreane Dantas da Silva
First Advisor: Melo, Manuel Fernando Palácios da Cunha e
Co-Advisor: Sanábio, Marcos Tanure
Referee Member: Macário, Alice de Paiva
Referee Member: Andrade, Fábia Napoleão
Resumo: As avaliações externas em larga escala visam contribuir de maneira efetiva na melhoria da qualidade da educação. Após a instituição do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB muitos estados e municípios brasileiros enxergaram a necessidade de implantar um sistema de avaliação local, assim, a Secretaria Municipal da Educação de Palmas, por meio da Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação estabeleceu o Sistema de Avaliação Educacional de Palmas – SAEP, com a finalidade de verificar o desempenho dos estudantes e captar indicadores consistentes, periódicos e comparáveis sobre o cenário da aprendizagem na rede pública municipal, a fim de contribuir com a promoção de políticas públicas educacionais que levem à consolidação da qualidade da educação e que venham proporcionar a democratização do acesso ao ensino. Este trabalho visa analisar os resultados obtidos nos primeiros anos de implementação do SAEP, assim como verificar sua influência para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes, bem como refletir sobre a importância da apropriação dos resultados de um sistema educacional por todos os atores envolvidos no processo educativo.
Abstract: -
Keywords: Avaliações Externas
Educação
Saep
Desenvolvimento da Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13211
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons