https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1321
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lidiarodriguesferreira.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A participação do inspetor escolar no programa de intervenção pedagógica: contradições e dificuldades |
Author: | Ferreira, Lídia Rodrigues |
First Advisor: | Tavares Júnior, Fernando |
Referee Member: | Neubert, Luiz Flávio |
Referee Member: | Gonçalves, Heitor Antônio |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo analisar a participação do Inspetor Escolar no Programa de Intervenção Pedagógica para entender melhor as dificuldades encontradas e buscar alternativas de ação que contribuam para o trabalho desenvolvido nas escolas. O campo de pesquisa é a Superintendência Regional de Uberaba, onde buscamos conhecer as diferentes perspectivas dos atores envolvidos no programa. Para isso foram feitas entrevistas com os Coordenadores da S.R.E. responsáveis pelo programa e aplicados questionários à equipe que atua nas escolas (Inspetores/Analistas/Professores) e aos profissionais de três escolas (Diretores, Supervisores e Professores). A pesquisa apontou que as dificuldades encontradas para a participação do Inspetor Escolar no programa surgem da diversidade de suas atribuições, da falta de articulação com os Analistas/Professores e da falta de conhecimento e experiência prática em sala de aula de alguns Inspetores. Essas dificuldades têm causas mais profundas sendo reflexo das contradições de um Estado que adota um modelo gerencial, com políticas educacionais que buscam metas e resultados sem abandonar o modelo burocrático, preocupado com o cumprimento das normas e do funcionamento do sistema. Foram também utilizados na pesquisa os documentos oficiais e os sites do governo nos quais estão disponibilizados os dados sobre o assunto. A pesquisa pontua ainda as dificuldades existentes na fase de implementação das políticas públicas e que aparecem no Programa de Intervenção Pedagógica. Apresentamos ao final uma proposta de formação continuada, que envolve Inspetores Escolares e Analistas Educacionais com o objetivo de estudarem juntos, melhorando a integração entre ambos e discutindo formas de ações conjuntas que possam ser desenvolvidas nas escolas, dentro das especifidades de cada função. |
Abstract: | This work aims to analyze the participation of the School Inspector in Pedagogical Intervention Program to better understand the difficulties and seek alternative actions that contribute to the work done in schools. The research field is the Regional Superintendent of Uberaba, where we seek to know the different perspectives of the actors involved in the program. For that interviews were conducted with the Coordinators of SRE responsible for the program and questionnaires to teams working in schools (Inspectors / Analysts / Teachers) and professionals from three schools (Directors , Supervisors and Teachers) . The survey showed that the difficulties encountered in the participation of the School Inspector in the program come from the diversity of its functions, the lack of coordination with reviewest / Teachers and lack of knowledge and practical experience in the classroom of some inspectors. These difficulties have deeper causes being a reflection of the contradictions of a state that adopts a management model with educational policies that seek goals and results without abandoning the bureaucratic model, concerned about compliance with the rules and system operation. Were also used in the study official documents and government sites that are available data on the subject. The survey also points out the difficulties existing in the implementation phase of public policy and appearing in the Educational Intervention Program. We present a proposal at the end of continuing education, which involves School Inspectors and Educational Analysts in order to study together, improving integration between them and discussing ways of joint actions that can be developed in schools, within the specificities of each function. |
Keywords: | Inspetor escolar Programa de Intervenção Pedagógica Políticas públicas School inspector Pedagogical Intervention Program Public policy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1321 |
Issue Date: | 19-Dec-2014 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.