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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise das taxas de transição: indicadores para o monitoramento e avaliação do programa de ciclos no Ensino Funtamental da rede pública estadual do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Alessandra Furtado da
Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Miembros Examinadores: Oliveira, Tiago Favero de
Miembros Examinadores: Goulart, Janaina Moreira de Oliveira
Resumo: Este artigo analisa as taxas de transição, do período de 2014 a 2017, referentes ao Ensino Fundamental da rede pública estadual do Distrito Federal, com os objetivos de apresentar o cenário de fluxo na educação básica dos três períodos anteriores ao da implantação integral dos ciclos de aprendizagem do DF, e de propor o uso destes indicadores como instrumentos capazes de auxiliar no monitoramento e na avaliação do programa de ciclos de aprendizagem, uma vez que, a implantação deste programa é a atual política educacional adotada pelo DF para proporcionar uma trajetória regular aos alunos e para o enfrentamento da repetência, em especial nos anos finais do Ensino Fundamental. Com o auxílio da Nota Técnica nº 08/2017 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, dos estudos sobre ciclos de aprendizagem e indicadores educacionais e da análise dos dados é possível perceber que os resultados alcançados com a implantação progressiva do programa de ciclos no DF, apesar de ser positiva, não têm impacto significativo e apontam evidências de que a repetência é adiada para os anos em que a retenção é permitida. As conclusões apresentadas pretendem motivar a utilização de evidências para acompanhar a execução do programa, e gerar possíveis intervenções a fim de auxiliar no sucesso dos objetivos propostos. Além de apontar outras possibilidades de estudos e análises sobre o tema diante da quantidade e qualidade dos dados educacionais disponíveis, referentes ao Censo Escolar e às avaliações em larga escala aplicadas no Brasil.
Resumen : This article analyzes the transition rates, from 2014 to 2017, referring to elementary education in public schools from Federal District state in Brazil. It aims to present the scenario in basic education flow in the three previous periods to the full implementation of the learning cycles process, and to propose the use of these indicators as instruments capable of assisting in the monitoring and evaluation of the learning cycle program, since the implementation of this program is the current educational policy adopted by the Federal District state to provide a regular trajectory for students and to face repetition, especially in the final years of elementary school. Based on Technical Note 08/2017, from the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira, studies on learning cycles and educational indicators and data analysis, it is possible to see that the results achieved with the progressive implementation of the cycle program in DF, despite being positive, they have no significant impact and point to evidence that repetition is postponed to the years when retention is allowed. The conclusions presented are intended to motivate the use of evidence to follow the execution of the program, and to generate possible interventions in the order to assist in the success of the proposed objectives. In addition to pointing out other possibilities for studies and analysis on the subject in view of the quantity and quality of educational data available, referring to the School Census and to large-scale assessments applied in Brazil.
Palabras clave : Taxas de transição
Ciclos de aprendizagem
Rede pública de ensino do Distrito Federal do Brasil
Transition rates
Learning cycles
Public school system in Federal District of Brazil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13201
Fecha de publicación : 22-mar-2021
Aparece en las colecciones: Especialização em Estatística e Avaliação Educacional



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