Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1320
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eliaaparecidasamuelleite.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades de uma escola pública municipal a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Author: Leite, Élia Aparecida Samuel
First Advisor: Santos, Terezinha Maria Barroso
Referee Member: Magalhães, Luciane Manera
Referee Member: Sartori, Adriane Teresinha
Resumo: Esta pesquisa realiza um estudo sobre o impacto do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – numa escola da rede municipal de Juiz de Fora/MG, sob duas perspectivas: a da gestão da escola e a de seus docentes alfabetizadores. Para tal buscou-se conhecer e analisar as estratégias utilizadas pela gestão escolar para divulgação do PNAIC na escola; verificar se há algum tipo de monitoramento por parte da equipe gestora das práticas pedagógicas adotadas pelos docentes cursistas, a partir da implementação do programa e analisar a avaliação do professor alfabetizador da escola sobre os cursos de formação continuada oferecidos pelo mesmo. Autores como Soares (1998, 2004), Kleiman (2008), Mortatti (2006) e Tfouni (2010) sustentam teoricamente as reflexões sobre alfabetização e letramento apresentadas nessa pesquisa e defendidas pelo programa. Como metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa e interpretativa dos dados a partir dos seguintes instrumentos: análise documental, entrevistas e questionários. A análise dos dados permitiu-nos um diagnóstico: (1) falta de participação da família na vida escolar dos filhos; (2) necessidade de melhor aproveitamento do material de formação do Pacto e de transformação das salas de aula em um ambiente alfabetizador; (3) necessidade de organização de um sistema de monitoramento e avaliação das práticas pedagógicas e gestoras a partir da implementação do PNAIC. Com base nesse diagnóstico nos foi possível a elaboração de um Plano de Ação Educacional – PAE – que propõe estratégias para que as carências relacionadas sejam sanadas e haja melhor gerenciamento do PNAIC nessa escola.
Abstract: This work is a study of the impact of PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (National Pact for Literacy at the Right Age), on one school of the municipal school system of Juiz de Fora/MG, from two perspectives: that one of the school administration and the other of the school's literacy teachers. The research aimed (1) to understand and analyze the routine strategies used by the management staff of that school to promote PNAIC; (2) to check if there was some sort of monitoring on the part of the management staff of the pedagogical practices adopted by the teachers from the implementation of the program; (3) to analyze the evaluation of the literacy teachers about the continuing education courses offered by the program. Authors such as Soares (1998, 2004), Kleiman (2008), Mortatti (2006) and Tfouni (2010) theoretically support the reflections on alphabetization and literacy presented in this research and defended by the program. The methodology adopted was the qualitative approach and interpreting the data using the following instruments: document analysis, interviews, and surveys. The analysis of the data gave us a diagnostic: (1) the lack of family participation in the school life of the children; (2) the necessity of better use of the educational course ware of the Pact and the transformation of the classrooms into an alphabetization environment; (3) the necessity of the organization of a system to monitor the evaluation of pedagogical practices and administrators of the implementation of PNAIC. Based on this diagnostic, it was possible to elaborate an Educational Plan of Action – PAE (Plano de Ação Educacional) – that proposes strategies so that the related deficiencies might be remedied for a better administration of PNAIC in this school.
Keywords: Alfabetização
Letramento
PNAIC
Gestão
Formação continuada de professor
Literacy
Alphabetization
PNAIC
Administration
Continuing education of the teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1320
Issue Date: 9-Dec-2014
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.