Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13171
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ricardocarneirodemesquita.pdfPDF/A3.6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A construção de uma escola de sucesso: as práticas gestoras e pedagógicas da Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, Itapajé/CE
Autor(es): Mesquita, Ricardo Carneiro de
Orientador: Amorim, Cassiano Caon
Miembros Examinadores: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Miembros Examinadores: Machado, Nathalye Nallon
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado aborda as práticas gestoras e pedagógicas desenvolvidas pela Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre que podem ter contribuído para o bom desempenho acadêmico dos seus alunos da 3ª série do ensino médio nas avaliações internas e externas. A instituição, que até 2008, funcionou como escola regular de tempo não integral, iniciou suas atividades como escola em tempo integral que oferta educação profissional integrada ao ensino médio em 2009 e, a partir daí, passou a vivenciar uma verdadeira revolução nos seus indicadores educacionais internos e externos e a se constituir referência para as escolas parceiras da rede estadual. Surge, então, a seguinte questão: como as ações desenvolvidas na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) impactam no desempenho acadêmico dos alunos? O objetivo geral visa analisar as práticas gestoras e pedagógicas que têm possibilitado o desempenho dos alunos da EEEP Adriano Nobre nos indicadores internos e externos e propor a disseminação delas para outras instituições de ensino da Crede 02. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: i) descrever a Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre e as mudanças nas práticas gestoras e pedagógicas após sua alteração para instituição de ensino médio profissional; ii) analisar as práticas gestoras e pedagógicas da EEEP Adriano Nobre e iii) Propor ações de disseminação de boas práticas de planejamento e pedagógicas da EEEP Adriano Nobre para as escolas da Crede 2. Baseado na elevação dos indicadores educacionais das escolas que implantaram essa política, na literatura existente, nas dissertações produzidas para o CAEd sobre tal política e no fato de o destaque da EEEP Adriano Nobre no cenário educacional cearense atrair as instituições parceiras para conhecerem suas práticas gestoras e pedagógicas responsáveis por esse destaque, assumimos a hipótese de que o bom desempenho acadêmico dos alunos é fruto do novo modelo de ensino médio implantado no Estado somado às práticas gestoras e pedagógicas desenvolvidas pela instituição. Para confirmar tal hipótese, utilizamos a pesquisa qualitativa e como instrumentos a realização de entrevistas. Os sujeitos pesquisados são os quatro gestores, quatro professores da parte propedêutica e quatro da parte profissional e dois funcionários. Excetuando-se os gestores, os demais foram escolhidos considerando o maior tempo de trabalho na instituição. Os principais resultados indicam que os diferentes segmentos escolares desenvolvem ações importantes voltadas à aprendizagem dos alunos, que a instituição planeja e avalia cada uma das ações que desenvolve, que monitora permanentemente os resultados de aprendizagem, que se envolve com a formação continuada dos profissionais e que mantém uma boa relação com a comunidade escolar. Indicam também que ela precisa estar mais atenta à comunidade local, de modo que possa conhecê-la melhor, para que seu trabalho dialogue mais com os anseios e as necessidades dos moradores que vivem no seu entorno.
Resumen : This dissertation was developed in the scope of the Professional Masters in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center of Public Policies and Education Evaluation of the Juiz de Fora Federal University (CAEd/UFJF). The management case studied approaches the pedagogic management practices conducted by the Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, which may have contributed to good academic performance of their students of the ending years of high school through internal and external evaluation. The institution, which until 2008 worked as non-integral regular school, beginning high school in 2009 and, from that, started to experience a truly revolution in its internal and external educational indicators, and to become reference to partners schools of the state network. Then, the following question emerges: how do the actions conducted by the Escola Estadual de Educação Profssional (EEEP) impact in the academic performance of its students? The main goal aims to analyze the management practices that have been enabling the development of students of the EEEP Adriano Nobre in the internal and external indicators, and to propose their dissemination to other schools of the 2nd Regional Coordination of Educational Development (Crede 02). Moreover, the following specific aims were defined: i) to describe the Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre and changes in managing and educational practices after altering the school to professional high school; ii) to analyze the managing and educational practices in the EEEP Adriano Nobre, and iii) to propose the dissemination of good managing and pedagogical practices of the EEEP Adriano Nobre to Crede 2 schools. Based on the increasing of educational indicators that schools implanted such policies, in the current literature, the dissertations developed to CAEd about such policy and on the fact that the highlight given to the EEEP Adriano Nobre in the Ceará educational scenario to attract partner institutions to know its managing and pedagogical practices highlight, we assume the hypothesis that the good academic performance of students is the result of the new model of high school implemented in the state summed by managing and pedagogic practices conducted by the institution. The researched subjects are four managers, four teachers of the propaedeutic part and four of the professional part, and two workers. Apart from managers, the others subjects were chosen given the high working time in the institution. The main results point that: different school segments develop actions aimed to students learning; the institution plans and evaluates each developed action; it permanently monitors learning results; it evolves with continued formation of professionals, and it keeps good relationship with the school community. They also indicate that it needs to be more aware to the local community once it may better recognize it in order to have a work that dialogues with the aspirations and needs of people that live around it.
Palabras clave : Desempenho acadêmico
Escola eficaz
Educação profissional
Academic performance
Effective school
Professional education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00151
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13171
Fecha de publicación : 5-ago-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons