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Clase: Dissertação
Título : Comparação dos níveis de depressão, ansiedade e estresse entre estudantes de medicina, residentes e médicos em início de carreira
Autor(es): Camargo, Maíra Lorenzo de Sá e
Orientador: Lucchetti, Alessandra Lamas Granero
Co-orientador: Ezequiel, Oscarina da Silva
Miembros Examinadores: Moutinho, Ivana Lúcia Damásio
Miembros Examinadores: Guerra, Zaqueline Fernandes
Resumo: O comprometimento da saúde mental é um motivo persistente de preocupação para gestores de saúde e educadores médicos, ocorrendo em todos os estágios da educação médica e da carreira. No entanto, apenas alguns estudos comparam a saúde mental de grupos em diferentes estágios do treinamento médico. Este estudo teve como objetivo comparar os sintomas de ansiedade, depressão e estresse e seus fatores associados entre estudantes de medicina, médicos residentes e médicos. Trata-se de um estudo transversal realizado por meio de coleta presencial e online de dados com participantes em diferentes estágios da formação médica e de médicos já formados de uma mesma faculdade de medicina no Brasil. A coleta de dados incluiu dados sociodemográficos, religiosidade (Duke University Religion Index) e dados de saúde mental (21-item Depression, Anxiety and Stress Scale - DASS 21). A comparação entre os grupos foi realizada por meio de ANOVA, e os fatores associados foram avaliados por meio de modelos de regressão linear. A amostra consistiu em 1417 participantes: 778 estudantes de medicina, 190 médicos residentes e 468 médicos formados. Estudantes de medicina apresentaram escores significativamente mais altos de depressão, ansiedade e estresse em comparação com residentes de medicina e médicos formados. No entanto, em relação aos escores DASS 21, não foram encontradas diferenças significativas entre médicos estabelecidos e residentes de medicina. Os fatores associados à saúde mental nos diferentes grupos mostraram que ser casado e do sexo masculino estiveram associados a uma melhor saúde mental entre médicos e residentes de medicina, enquanto os fatores sexo masculino, estar em anos posteriores do curso e menor frequência religiosa estiveram associados a melhor saúde mental nos alunos. Este estudo investigou o estágio em que os indivíduos estão mais vulneráveis na formação e na carreira médica, constatando que estudantes de medicina apresentam piores resultados de saúde mental quando comparados a outros grupos. Fatores como sexo, estado civil, anos de estudo e prática religiosa foram associados à saúde mental. Mais pesquisas são necessárias para compreender essas diferenças nos resultados de saúde mental dos três grupos e propor intervenções para minimizar o sofrimento durante a educação médica e carreira.
Resumen : Mental health impairment is a persistent cause for concern for healthcare managers and medical educators, occurring at all stages of medical education and career. However, only a few studies compare mental health of groups at different stages of medical training. This study aimed to compare symptoms of anxiety, depression, and stress and their associated factors among medical students, medical residents, and physicians. A cross-sectional study was conducted through face-to-face and online data collection from participants at different stages of medical training at the same medical school in Brazil. Data collection included sociodemographic data, religiosity (Duke University Religion Index), and mental health (21- item Depression, Anxiety and Stress Scale — DASS-21) data. The comparison between the groups was performed using ANOVA, and the associated factors were evaluated via linear regression models. The sample consisted of 1417 participants: 778 medical students, 190 medical residents, and 468 established physicians. Medical students had significantly higher depression, anxiety, and stress scores as compared to medical residents and established physicians. However, regarding DASS 21 scores, no significant differences were found between established physicians and medical residents. The factors associated with mental health in the different groups showed that being married and male were associated with better mental health among physicians and medical residents, while the factors of male gender, being in later years of the course, and lower religious attendance were associated with better mental health in students. This study investigated the stage at which individuals are more vulnerable in the medical education and career, finding that medical students have worse mental health outcomes when compared to other groups. Factors such as gender, marital status, years of study, and religious practice were associated with mental health. Further research is needed to understand these differences in the mental health outcomes of the three groups and propose interventions to minimize suffering during medical education and career.
Palabras clave : Estudantes de medicina
Residentes médicos
Saúde mental
Depressão
Médico
Medical students
Medical residents
Mental health
Depression
Physician
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00144
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13153
Fecha de publicación : 25-may-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Saúde Coletiva (Dissertações)



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