https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13146
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
eversonmunizguimarães.pdf | PDF/A | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
eversonmunizguimarães-produtoeducacional.pdf | PDF/A | 228.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
eversonmunizguimarães-produtoeducacional 2 .pdf | PDF/A | 673.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Desenvolvimento do raciocínio lógico matemático com o uso de tecnologias de informação e comunicação para o ensino fundamental |
Author: | Guimarães, Everson Muniz |
First Advisor: | Scortegagna, Liamara |
Referee Member: | Goncalves, Janae |
Referee Member: | Barrere, Eduardo |
Resumo: | Esta pesquisa, desenvolvida na área de Educação Matemática, investiga alternativas para os docentes trabalharem o ensino e a aprendizagem do Raciocínio Lógico Matemático por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O objetivo geral proposto foi desenvolver tarefas envolvendo a multiplicação do Conjunto dos Números Naturais para os educandos do Ensino Fundamental II que estimulem o desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático com a utilização de tecnologias. E, como objetivos específicos, a pesquisa priorizou despertar interesse dos educandos e explorar as potencialidades dos conteúdos matemáticos a partir do uso de recursos digitais. Para demonstrar as potencialidades que as tecnologias proporcionam no processo de ensino e aprendizagem do Raciocínio Lógico Matemático e a produção de significados ocorrida, desenvolveu-se, aplicou-se e analisou-se uma sequência de tarefas utilizando o aplicativo WhatsApp como instrumento de mediação, interação e acompanhamento dos educandos do 8º ano, bem como as devolutivas dos materiais impressos enviados pelos mesmos. Foi realizada a análise dos resultados da aprendizagem através de uma abordagem qualitativa, utilizando o Modelos dos Campos Semânticos proposto por Rómulo Lins e demonstradas as produções de significados geradas pelos educandos. Constatouse resultados positivos quando das interações dos educandos no grupo de WhatsApp, a partir das colaborações nas explicações de diferentes formas de resoluções das questões, possibilitando o entendimento e desenvolvimento por parte dos demais colegas e gerando a produção de significados. Foi possível perceber ainda contribuições e interações que, normalmente, não ocorrem em sala de aula, como por exemplo, a ajuda dos educandos de forma colaborativa nas explicações e sugestões para realização das atividades. Ainda, mediante ao cenário da Pandemia da Covid19, não foi possível executar a proposta inicial da pesquisa, a qual se referia apenas na presencialidade e o uso de laboratório de informática na escola. Assim, percebeuse a necessidade de adaptação para o Ensino Remoto Emergencial e, desta forma, resultou em dois Produtos Educacionais. O primeiro se constitui na sequência de tarefas aplicadas com apoio do WhatsApp e o segundo a implementação da sequência no software Hot Potatoes, a qual poderá ser utilizada pelos docentes quando houver retorno às aulas presenciais. Como resultados da pesquisa, proporcionou-se aos docentes uma possibilidade de ensino de matemática instigante e motivador com uso de recursos tecnológicos, a fim de auxiliar os educandos a desenvolverem a capacidade do exercício da reflexão mental referente a situaçõesproblemas. |
Abstract: | This research, developed in the area of Mathematical Education, investigates alternatives for teachers to work teaching and learning Mathematical Logical Reasoning through Information and Communication Technologies (ICT). The proposed general objective was to develop tasks involving the multiplication of Natural Numbers sets for Elementary School Students II that stimulate the development of Mathematical Logical Reasoning with the use of ICT. Furthermore, as specific objectives, the research prioritized to awaken interest of students and explore the potential of mathematical content with the usage of digital resources. In order to demonstrate the potential that technologies provide in the teaching and learning process of Mathematical Logical Reasoning and the production of meanings that have occurred, a sequence of tasks has been developed, applied and assessed through the WhatsApp application as intercession, interaction and monitoring of the 8th grade students, as well as the return of the printed materials sent by them. The assessment of the learning results was carried out through a qualitative approach, using the Models of the Semantic Fields proposed by Rómulo Lins and demonstrated the productions of meanings generated by the students. Positive results were found in the interactions of the students on the WhatsApp group, based on collaborations in the different-way explanations of resolving the issues, enabling the understanding and development by the other students and generating the production of meanings. It was also possible to note contributions and interactions that normally do not occur in the classroom, such as, the help of students in a collaborative way in the explanations and suggestions for carrying out the activities. Still, due to the Pandemic of COVID-19 scenario, it was not possible to perform the initial research proposal, which would only occur presential and with the use of a computer lab at school. Thus, there was the need for adaptation for Emergency Remote Education and, thereby, resulted in two Educational Products. The first is the sequence of tasks applied with Whatsapp support and the second is the implementation of the sequence in the Hot Potatoes software, which can be used by teachers when there is a return to face-to-face classes. Because of the research, teachers were offered an exciting and motivating mathematics teaching possibility with the use of technological resources in order to help students to develop the ability to develop mental reflection regarding problem situations. |
Keywords: | Raciocínio lógico matemático Tecnologias de informação e comunicação Ensino de matemática Hot potatoes Mathematical logical reasoning Information and communication technologies Mathematics teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00139 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13146 |
Issue Date: | 27-May-2021 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License