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Type: Dissertação
Title: A implantação do Sistema Eletrônico de Informações na Universidade Federal de Juiz de Fora: desafios e perspectivas
Author: da Matta, Rebecca Alves Henriques
First Advisor: Vieira, Marcel de Toledo
Referee Member: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Referee Member: Carneiro, Teresa Cristina Janes
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado aborda a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na UFJF, uma plataforma de elaboração, tramitação e gestão de documentos e processos digitais. A adoção dessa tecnologia tem levado a mudanças no modo de tramitação dos processos, e a mudanças no modo de trabalhar dos servidores da universidade. Dentro desse contexto, a questão que orienta a investigação é: quais os efeitos causados pela implantação do SEI na tramitação de processos e nas rotinas de trabalho dos servidores da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) da UFJF? Tal setor foi escolhido tendo em vista que foi o primeiro a ter seus processos implantados no sistema. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar os efeitos da adoção do SEI na rotina administrativa, em especial, em relação à tramitação de processos da PROGEPE, e propor um plano de ação que otimize o uso do sistema como instrumento de aumento da eficiência administrativa. Para tanto, foram escolhidos como eixos teórico-analíticos Gestão Eletrônica de Documentos, Princípio da Eficiência Administrativa e Mudança Organizacional. Como procedimento metodológico optou-se pela pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, esta última aplicada a partir de entrevistas semiestruturadas com pessoas que desempenham papel fundamental no processo de implantação do mencionado sistema na instituição. A pesquisa diagnosticou a necessidade de mapeamento e otimização dos processos de trabalho nos setores em que isso ainda não foi realizado; revelou alguns pontos de melhoria no que se refere à sensibilização e à capacitação dos servidores no uso do sistema; e mostrou a necessidade da realização de um estudo de redimensionamento da força de trabalho na UFJF. Com base nos resultados da pesquisa, foi proposto um plano de ação voltado a otimizar o uso do SEI nas atividades administrativas da universidade e a conduzir a integral implantação do sistema de forma exitosa.
Abstract: This present dissertation was developed under the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The investigated management case addresses the implementation of the Electronic Information System (SEI) - a platform for the elaboration, processing and management of digital documents and processes at the UFJF. The adoption of this technology has led to methodological adjustments in procedures, and changes in the manner university servers work. Within this context, the question that guides the investigation is: What are the effects caused by the implementation of the SEI in the conduct of processes and in the work routines of the employees of the Pro-rectory of People Management (PROGEPE) at UFJF? This sector was chosen considering that it was the first to have its processes implemented into the system. The general objective of the research is to analyse the effects of adopting the SEI in the administrative routine, in particular, in relation to the conduct of PROGEPE’s processes, and to propose an action plan that optimizes the use of the system as an instrument to increase administrative efficiency. For this purpose, the Electronic Document Management, and the Principle of Administrative Efficiency and Organizational Change were chosen as theoretical-analytical axes. As per methodological procedures, it was opted for a documentary research, bibliographical research, and field research; with the latter method based in semi-structured interviews with pivotal people during the implementation of the aforementioned system in the Institution. The carried out survey: diagnosed the need of mapping and optimizing work processes in sectors where this has not yet been achieved; revealed improvement gaps concerning the awareness and training of employees in the use of the system; and highlighted the demand to perform a study on the resizing of UFJF’s workforce. Based on the research results, an action plan was proposed, aiming at optimizing the use of the SEI in administrative activities of the University, and leading to a successful full implementation of the system.
Keywords: Administração Pública
Mudança organizacional
Princípio da eficiência
Processo eletrônico
Sistema Eletrônico de Informações
Public administration
Organizational change
Principle of efficiency
Electronic process
Electronic Information System
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00137
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13144
Issue Date: 15-Jul-2021
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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