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Type: Dissertação
Title: Religião e Cangaço: a devoção ao cangaceiro Jararaca, o delinquente convertido em santo popular na cidade de Mossoró-RN
Author: Andrade, Luiz Antônio Teixeira de
First Advisor: Berkenbrock, Volney José
Referee Member: Portella, Rodrigo
Referee Member: Carias, Celso Pinto
Resumo: Esta pesquisa busca compreender a transformação de um cangaceiro em santo, tendo como objeto de investigação José Leite de Santana, vulgo Jararaca. Esse jovem sertanejo, após desertar do exército por ter participado de uma insurreição militar contra o comando do quartel onde servia, na capital sergipana, para prover a própria subsistência, engajou-se no cangaço, tornando-se chefe de um dos subgrupos de Lampião. Jararaca participou do ataque à cidade de Mossoró (RN), onde foi ferido, preso, indiciado em inquérito policial e finalmente, em 19 de junho de 1927, aos 26 anos de idade, sumariamente assassinado e enterrado ainda vivo pelas forças policiais. Após sua morte, que suscita mais de uma versão, tornou-se objeto de devoção religiosa por parte de fiéis, que afirmam terem alcançado milagres por seu intermédio ou que acreditam virem a alcançá-los por meio de promessas à beira de seu túmulo, no Cemitério São Sebastião, na cidade de Mossoró, local de grande visitação, devoção e entrega de ex-votos, sobretudo nas celebrações do dia de Finados. Diante dessa sucessão de fatos, esta pesquisa orienta-se a partir da seguinte questão problema: como a morte do cangaceiro e os fatos a ela ligados, como violência e martírio, originaram a devoção, alimentando-a até os dias de hoje? A discussão teórica fundamenta-se em duas obras clássicas da antropologia: Marcel Mauss – Ensaio sobre a dádiva (2003); Marcel Mauss & Henri Hubert Sobre o sacrifício (2017).
Abstract: This research seeks to understand the transformation of a cangaceiro into a saint, whose object of investigation is José Leite Santana, as known as Jararaca. This young country man after defecting from the army for having participated in a military insurrection against the command of the barracks where he served, in the sergipana capital, to provide his own subsistence, he engaged in the cangaço, becoming head of one of Lampião's subgroups. Jararaca participated in the attack on the city of Mossoró (RN), where he was wounded, arrested, indicted in a police investigation and finally, on June 19, 1927, at the age of 26, summarily murdered and buried still alive by police forces. After his death, which raises more than one version, he became the object of religious devotion on the part of the faithful, who claim to have achieved miracles through him or who believe they will reach them through promises on the edge of his grave, in the Cemetery São Sebastião, in the city of Mossoró, place of great visitation, devotion and delivery of ex-vows, especially in the celebrations of All Soul’s day. In view of this succession of facts, this research is guided by the following problem question: how did the death of the cangaceiro and the facts linked to it, such as violence and martyrdom, lead to devotion, feeding it to this day? The theoretical discussion is based on two classic works of anthropology, from Marcel Mauss – Ensaio sobre a dádiva; Sobre o sacrifício – and from Henri Hubert.
Keywords: Cangaço
Religiosidade popular
Devoção marginal
Santo de cemitério
Dádiva
Popular religiosity
Marginal devotion
Cemetery saint
Donation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00134
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13140
Issue Date: 7-Jul-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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