Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1313
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
celioserafimdossantos.pdf1.52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Fatores de eficácia escolar associados ao desempenho nas avaliações externas: o caso de uma escola estadual de Divinópolis / MG
Autor(es): Santos, Célio Serafim dos
Primeiro Orientador: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Membro da banca: Gomes, Antenor Rita
Membro da banca: Coelho, Fabiana Carneiro Martins
Resumo: O presente trabalho tem a característica de ser um estudo de caso e objetivou identificar elementos de eficácia escolar na análise de uma escola estadual de Divinópolis/MG e propor um Plano de Ação visando melhorar os resultados educacionais das escolas circunscritas à SRE/Divinópolis. A instituição foi escolhida como objeto de pesquisa por sobressair-se em uma série histórica de resultados educacionais. Desde a edição de 2007, a escola tem atingido o maior IDEB do 9º ano dentre todas as unidades pertencentes à SRE e um dos mais altos índices do 5º ano. Destaca-se, também, que suas notas no SIMAVE são coerentes com os índices do IDEB. Em um primeiro momento, apresentou-se o caso de gestão e descreveu-se a escola. Em um segundo momento, procurou-se identificar e analisar elementos de escolas eficazes apontados no trabalho do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais, da UFMG, denominado Escola Eficaz: um estudo de caso em três escolas da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Os elementos de eficácia escolar presentes na unidade foco de pesquisa foram analisados à luz de referenciais teóricos de autores como José Francisco Soares, Maria Teresa Gonzaga Alves, Creso Franco, além de pesquisadores internacionais, como Sammons, Hillman e Mortimore. O percurso metodológico contempla pesquisa bibliográfica, documental e empírica, observação in loco, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas realizada com os gestores e equipe pedagógica. A pesquisa revela características de escolas eficazes, como uma gestão focada na dimensão pedagógica, professores qualificados, compromissados e com altas expectativas com relação aos alunos. Esses resultados da investigação fundamentam o capítulo propositivo, composto por ações direcionadas às escolas, circunscritas à SRE/Divinópolis, como a criação do Repositório Digital de Projetos Eficazes e também para a própria unidade investigada, como a reativação do grêmio estudantil e do laboratório de informática, a fim de que ela possa ampliar ainda mais suas possibilidades de sucesso enquanto referencial de gestão para a SRE.
Abstract: The present work has the characteristic of being a case study aimed to identifying elements of school effectiveness through analysis of a state school in Divinópolis/MG and propose an Action Plan to improve educational outcomes of schools circumscribed to the SRE/Divinópolis. The institution was chosen as an object of research for excelling in a historical series of educational outcomes. Since the 2007 edition, the school has achieved the highest IDEB in the 9th year among all the units belonging to the SRE and one of the highest rates in the 5th year. It is noteworthy, too, that its grades in SIMAVE are consistent with the rates of IDEB. At first, one presented the management case and described the school. In a second step, one aimed to identify and analyze elements of effective schools highlighted in the work of the Evaluation Group and Educational Measures, from UFMG, called Effective School: a case study in three schools in the public school system of the State of Minas Gerais. The elements of school effectiveness in the focus research unit were analyzed in the light of theoretical frameworks of authors like José Francisco Soares, Maria Teresa Gonzaga Alves, Creso Franco, as well as international researchers, such as Sammons, Hillman and Mortimore. The methodological approach includes bibliographic, documental and empirical research, on-site observation, questionnaires and semi-structured interviews conducted with managers and pedagogical staff. The research reveals characteristics of effective schools with management focused on the pedagogical dimension, qualified, committed teachers with high expectations for students. These research findings underlying the propositional chapter, composed of actions directed at schools, circumscribed to the SRE/Divinópolis, such as the creation of the Digital Repository of Effective Projects and also directed for the unit investigated, for the reactivation of the student union and the computer lab, so that the school can further expand the chances of success while as a management referential for SRE.
Palavras-chave: Gestão escolar
Eficácia escolar
Avaliações externas
SRE/Divinópolis
School management
School effectiveness
External evaluations
SRE/ Divinópolis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1313
Data do documento: 13-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.