Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13115
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gilzefreitasbara.pdfPDF/A1.46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: O eu, o nós e os outros no(s) telejornalismo(s): diálogos bakhtinianos no ensino do jornalismo televisivo
Autor(es): Bara, Gilze Freitas
Primeiro Orientador: Santos, Ilka Schapper
Membro da banca: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Membro da banca: Guerra, Márcio de Oliveira
Membro da banca: Costa, Cristiane Finger
Membro da banca: Silva, Edna de Mello
Resumo: Esta tese de Doutoramento, desenvolvida no interior do Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apresenta os resultados de pesquisa que buscou investigar, no processo de ensino de Telejornalismo, três categorias cunhadas pelo filósofo e pensador russo Mikhail Bakhtin (1895-1975): a produção de sentidos, a compreensão ativa responsiva e a argumentação dialógica. E também debater a questão da formação – ou da falta de formação – de professores de Jornalismo. Nossos objetivos foram tentar averiguar se e como professores e professoras de Telejornalismo e de outras disciplinas relacionadas ao Jornalismo Audiovisual percebem essas três categorias bakhtinianas, bem como se tais óticas estão presentes em seus saberes e em seus ensinamentos, além de dialogar, com os docentes, sobre a formação de professores de Jornalismo. Para construir nosso arcabouço teórico, utilizamos a metodologia de revisão de literatura a partir de livros e artigos de autores consagrados a respeito da televisão, do telejornalismo, da formação de professores e professoras e do pensamento bakhtiniano. A pesquisa empírica, por sua vez, teve como guia a perspectiva sóciohistórico-cultural, trabalhando as três categorias teóricas de Bakhtin como categorias analíticas Os dados foram produzidos com a realização de um grupo focal formado por dez professoras e professores de Telejornalismo/Jornalismo Audiovisual, com experiência de docência no ensino superior variando entre cinco e 33 anos, e atualmente vinculados a cinco instituições de ensino superior, sendo três públicas e duas privadas, com campi sediados em três cidades do interior do estado de Minas Gerais, a saber: Juiz de Fora, Ouro Preto e São João del-Rei. A partir da realização da pesquisa empírica, foi possível reconhecer as três categorias bakhtinianas na essência do Telejornalismo e entender que a produção de sentidos e a compreensão ativa responsiva são condições do processo jornalístico – incluindo aí o jornalismo feito para as telas. Já a argumentação dialógica dá-se no fazer (tele)jornalístico como uma tentativa – nem sempre bem sucedida – de diálogo com a audiência e com o uso da argumentação por meio da persuasão e do convencimento. Os dados produzidos no grupo focal a respeito dessa categoria bakhtiniana nos deram subsídios para pensar em um devir dialógico, um caminho a ser conquistado para instaurar um diálogo efetivo entre o telejornalismo e seu público. Sobre a questão da formação de professores de Jornalismo, identificamos a existência de uma lacuna, uma vez que, além de não existir licenciatura na área, os cursos de graduação em Jornalismo, em geral, não oferecem disciplinas de formação docente. Consideramos que tal oferta, ainda que de maneira optativa ou eletiva, é de fundamental importância para que os futuros professores sintam-se melhor preparados para lidar com os desafios da docência.
Abstract: This Doctoral thesis, developed within the Post-Graduate Program of the School of Education of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), presents the results of a research that sought to investigate the three categories coined by the Russian philosopher and thinker Mikhail Bakhtin (1895-1975): the production of meanings, active responsive understanding and dialogical argumentation, in the teaching process of Telejournalism. It also debates the issue of training - or lack thereof - of journalism professors. The goals of this thesis were to try to find out if and how professors of Telejournalism and other subjects related to Audiovisual Journalism perceive these three Bakhtinian categories, as well as if such views are present in their knowledge and teachings, in addition to dialoguing with faculty members, on the training of journalism professors. In order to build the theoretical framework, the literature review methodology was used, based on books and articles by renowned authors about television, television news, teacher training and Bakhtinian thinking. The empirical research, on the other hand, was guided by the socio-historical-cultural perspective, working with the three theoretical categories of Bakhtin as analytical categories. The data was produced within a focus group formed by ten professors of Telejournalism/Journalism Audiovisual, with teaching experience in University education varying between five and 33 years, and currently linked to five different Universities, of which three are public institutions and two private, with campuses located in three cities in the state of Minas Gerais, namely: Juiz de Fora, Ouro Preto and São João del-Rei. By means of the empirical research, it was possible to recognize the three Bakhtinian categories in the essence of Telejournalism and understand that the production of meanings and active responsive understanding are conditions of the journalistic process - including journalism made for the screens. Whereas Dialogic argumentation occurs in (tele) journalistic making as an attempt - not always successful - to dialogue with the audience and with the use of argumentation through persuasion and convincement. The data stemming from the focus group regarding this Bakhtinian category provided subsidies to elaborate on a dialogical becoming, a path to be conquered to establish an effective dialogue between television news and its audience. Regarding the issue of training journalism professors, a gap was identified: in addition to the lack of a specific teaching-oriented degree in Journalism, the standard bachelor’s degrees available do not include any teaching-oriented courses. Offering such courses, even if as merely optional or elective courses, is of fundamental importance in order to allow for future professors feel better prepared to deal with the challenges of teaching.
Palavras-chave: Telejornalismo
Produção de sentidos
Compreensão ativa
Devir dialógico
Formação de professores
Telejournalism
Production of meanings
Active understanding
Dialogical becoming
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00031
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13115
Data do documento: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons