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Clase: Dissertação
Título : Concepções de professores acerca da formação continuada: desafios e possibilidades
Autor(es): Carvalho, Ilhiane Rossy de Aquino
Orientador: Alves, Alesandra Maia Lima
Miembros Examinadores: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Miembros Examinadores: Sant'Anna, Priscila Fernandes
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discute a temática da política de formação continuada proposta pela rede pública municipal de educação de Teresina (Semec), visando analisar as contribuições da formação de professores na prática pedagógica do professor de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental pela percepção desses sujeitos. Como aporte teórico, utilizou-se principalmente Nóvoa (1992, 2009, 2017); Contreras (2002), Tardif e Lessard (2005), Tardif (2002), Gatti, Barreto, Siqueira e André (2019), Franco (2018) os quais discutem formação continuada; e Gatti (2007), Bonamino e Sousa (2012), Fontanive (2013), Alavarse, Bravo e Machado (2013), Machado e Alavarse (2014) e Cabrito (2009), que debatem o papel da avaliação externa. O objetivo geral definido para este estudo foi analisar as contribuições da formação continuada, proposta pela rede pública municipal de Teresina, na prática pedagógica do professor de Matemática dos anos iniciais. Os objetivos específicos que nortearam essa pesquisa foram: (i) descrever o processo de elaboração e implementação das ações de formação continuada dos professores de Matemática dos anos iniciais promovida pela Semec, (ii) analisar o processo de formação continuada dos professores de Matemática e (iii) propor ações a serem implementadas pela equipe de formadores da Semec que participam ativamente da implementação desta política, a fim de possibilitar mudanças na prática pedagógica do professor. O estudo utilizou como metodologia a pesquisa qualitativa e, como instrumentos, questionários com perguntas fechadas para professores cursistas, além de entrevistas com professores cursistas e professores formadores. Constatou-se, por meio das análises dos dados coletados pelos instrumentais, que a formação continuada está alheia às necessidades individuais dos professores e baseia-se num modelo de racionalidade técnica, tendo como foco principal o currículo e as matrizes das avaliações externas dos alunos. A partir dos dados levantados foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE) cujo objetivo é aperfeiçoar as formações de professores oferecidas aos docentes da rede pública municipal de Teresina a fim de contribuir com sua prática pedagógica e com sua autonomia docente.
Resumen : This dissertation was developed in the Professional Postgraduate Program in Management and Public Education Evaluation, at the Center for Public Policies and Education Evaluation from the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case study discusses the theme of the continuing education policy proposed by the Municipal Education System of Teresina - PI (Secretaria Municipal de Educação de Teresina - Semec), aiming to analyze the contributions of teachers' training in the pedagogical practice of Mathematics teachers in the early years education, through these own subjects' perception. As the theoretical basis, we used, mainly, Nóvoa (1992, 2009, 2017), Contreras (2002), Tardif and Lessard (2005), Tardif (2002), Gatti, Barreto, Siqueira and André (2019), Franco (2018), who discuss continuing education; and Gatti (2007), Bonamino and Sousa (2012), Fontanive (2013), Alavarse, Bravo and Machado (2013), Machado and Alavarse (2014) and Cabrito (2009), who discuss the role of external evaluation. The main aim of this study was to analyze the contributions of continuing education, proposed by Municipal Education System of Teresina - PI, in the pedagogical practice of the Mathematics teachers in the early years education. The specific aims of this research were: (i) to describe the process of elaborating and implementating the continuing education actions for early years Mathematics teachers promoted by Semec, (ii) to analyze the Mathematics teachers' continuing education process, and (iii) to propose actions to be implemented by Semec's educators team, who actively participate in the implementation of this policy, in order to enable changes through training in the teachers' pedagogical practice. This study used qualitative research as a methodology, and, as instruments, questionnaires with closed questions for teachers in training, in addition to interviews with these same teachers and the teacher educators. It was found, through the analysis of the data collected by the research instruments, that the continuing education is foreign to the teachers' individual needs, and it is based on a model of technical rationality, as its main focus is the curriculum and the external evaluation matrix of the students. From the data collected, an Action Plan for Education (Plano de Ação Educacional - PAE) was proposed, aiming at improving the Mathematics training offered to early years teachers from the Municipal Education System of Teresina - PI, in order to contribute to their pedagogical practice and their teaching autonomy.
Palabras clave : Formação continuada
Professores de matemática
Anos iniciais
Continuing education
Mathematics teachers
Early years education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00114
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13107
Fecha de publicación : 14-may-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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