https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13106
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
silviareginabenignosilveira.pdf | PDF/A | 5.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Tese |
Title: | “Tempos de Aprender”: adesões e resistências ao programa de correção de fluxo da rede municipal de ensino de Juiz de Fora, MG |
Author: | Silveira, Silvia Regina Benigno |
First Advisor: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Referee Member: | Magrone, Eduardo |
Referee Member: | Micarello, Aparecida Linhares da Silva |
Referee Member: | Carvalho, Clark Assen de |
Referee Member: | Oliveira, Rita de Cássia |
Resumo: | A finalidade desta pesquisa é mostrar como se deu a implementação da política de correção de fluxo escolar – Projeto “Tempos de Aprender” – no município de Juiz de Fora. Identificar quais foram os usos sociais e políticos do Projeto por parte dos diferentes atores envolvidos e quais foram as implicações para a educação municipal de Juiz de Fora a partir dessas perspectivas. O caminho metodológico percorrido tem caráter predominantemente qualitativo. Foram selecionadas para a pesquisa, quatorze escolas participantes do projeto entre o início, 2015, até 2018, recorte temporal definido para pesquisa. Os métodos de coleta de dados utilizados foram a pesquisa documental e entrevistas estruturadas (via e-mail) e semiestruturadas que favoreceram a compreensão do corpus de análise. Para fundamentar a análise dos dados, recorri à Laurence Bardin para análise de conteúdo, e à abordagem do ciclo de políticas proposta por Stephen Ball e colaboradores (1992; 1994), para análise da trajetória da política. E a teoria da atuação de Ball, Braun e Maguire (2012; 2016) para a política posta em prática. Autores como Bernard Charlot (2000; 2013; 2016), Miguel Arroyo (2000; 2011; 2014) e Rui Canário (2006) foram fundamentais para a compreensão do fenômeno do fracasso escolar, principal vetor de alimentação das políticas de aceleração da aprendizagem. A partir da análise desenvolvida, foi possível identificar que uma política, ao ser colocada em prática, toma conformações diferentes das pensadas por seus formuladores, o que pode comprometer a chance de atingir seus objetivos. Através de um intenso processo de adesões e resistências à política proposta, os indicadores apresentados permitiram concluir que o projeto contribuiu efetivamente para a redução dos índices de distorção idade-série no município, promovendo a correção do fluxo. E, os alunos em distorção idade-série são considerados como sendo o principal motivo de resistência à política. Anseio que minhas considerações possam auxiliar para que políticas como esta, quando colocadas em prática, possam levar em consideração as necessidades e reais condições das escolas, sem perder de vista os objetivos iniciais da proposta. |
Abstract: | The aim of this work is to show how the school flow correction policy happened-Project “Time to Learn” in the city of Juiz de Fora. We focused on identifying which were the social and political uses of this Project by diferente actors involved in it, and also its implications for the municipal education of Juiz de Fora from these perspectives. The methodology followed was predominantly qualitative. Fourteen schools taking part in the Project were selected for this research from the beginning of 2015 to 2018 as a defined time frame for the research. The data collection methods used were documentar and structured research (via email) as well as semistructured interviews that favored the understanding of the corpus analysis. To support the data analysis, was used- Laurence Bardin for the contente analysis, and the approach to the policy cycle proposed by Stephen Ball and collaborators (1992; 1994), in order to figure out the political trajectory. The policy enactment in Ball, Braun and Maguire's (2012; 2016) for the policy put into practice. Authors such as Bernard Charlot (2000; 2013; 2016), Miguel Arroyo (2000; 2011; 2014) and Rui Canário (2006) were fundamental to understand the phenomenon of school failure, the main source of feeding policies for accelerating the learning process. From this analysis, it was possible to identify that a policy, when put into practice, takes different configurations from those thought by its policy makers, which can compromise the chances of reaching its objectives.Through this intense process of adhesions and resistance to the proposed policy the indicators presented allowed us to conclude that the project effectively contributed to the reduction of age-grade distortion indices in the municipality, promoting the correction of the flow. And the students in age-graded distortion are considered to be the main factor for resistance to the policy. I do hope that all my considerations contribute to these kinds of policies so that, when put into practice, they can take into account the needs and the real conditions of schools, without losing sight of the initial objectives of this proposal. |
Keywords: | Políticas públicas educacionais Correção de fluxo escolar Aceleração da aprendizagem Fracasso escolar Distorção idade/série Educational public policies Correction of school flow Acceleration of Learning School failure Age-graded distortion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00028 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13106 |
Issue Date: | 10-May-2021 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses) |
This item is licensed under a Creative Commons License