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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Transporte ferroviário de cargas e atividade econômica: uma análise a partir dos indicadores de produção, renda e emprego
Autor(es): Souza, Roberta
Primeiro Orientador: Proque, Andressa
Membro da banca: Betarelli Jr, Admir
Membro da banca: Ribeiro, Carolina
Resumo: O transporte de cargas desempenha uma função importante nos fluxos de comércio entre as regiões e conta com uma rede de modais que são divididos em rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo. A consolidação desses modais através de investimentos públicos e privados representa um meio de crescimento e movimentação das atividades econômicas. O objetivo dessa monografia é analisar os impactos do transporte ferroviário de cargas sobre a economia por meio da utilização de multiplicadores de produção, renda e emprego. Esses foram calculados com base na matriz de insumo-produto de 2010 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e teve como inovação a utilização da matriz desagregada para o setor de transporte de carga, cujo trabalho foi realizado pelo grupo de pesquisa Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES). A presente monografia se apoiou na metodologia de insumo-produto de Miller e Blair (1985) para caracterizar as relações intersetoriais e mensurar os impactos que a variação na demanda final exerce sobre a produção, renda e emprego sob a ótica de uma matriz. Os principais resultados alcançados projetaram que para o transporte ferroviário de cargas o incremento de uma unidade monetária adicional exige um efeito multiplicador de 1,98 para a produção, criação de 23,81 postos de trabalho e crescimento de 0,36 de renda. As análises realizadas sobre os multiplicadores buscam contribuir para as discussões e debates em curso sobre a ampliação da malha ferroviária e direcionar na formação de políticas.
Abstract: Freight transportation plays an important role in trade flows between regions and has a network of modes that are divided into road, rail, waterway and air. The consolidation of these modes through public and private investments represents a means of growth and movement of economic activities. The objective of this monograph is to analyze the impacts of rail freight transport on the economy through the use of production, income and employment multipliers. These were calculated based on the 2010 input-output matrix released by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and had as an innovation the use of the disaggregated matrix for the freight transport sector, whose work was carried out by the laboratory research group of Territorial and Sectoral Analyzes (LATES). This monograph was based on the methodology of the input-output matrix of Miller and Blair (1985) to characterize intersectorial relations and measure the impacts that the variation in final demand has on production, income and employment from the perspective of a matrix. The main results achieved projected that for rail freight transport, the increase of an additional monetary unit requires a multiplier effect of 1.98 for production, creation of 23.81 jobs and growth of 0.36 in income. The analyzes carried out on the multipliers seek to contribute to ongoing discussions and debates on the expansion of the railway network and to guide the formation of policies.
Palavras-chave: Transporte ferroviário de cargas
Matriz insumo-produto
Análise de multiplicadores
Rail freight transport
Input-output matrix
Multiplier analysis
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13071
Data do documento: 21-Jun-2021
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas - Campus JF - TCC Graduação



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