Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1306
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
felipezschaberalvespassos.pdf17.78 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Novas narrativas do jornalismo: possibilidades e tendências das reportagens na Web
Autor(es): Passos, Felipe Zschaber Alves
Orientador: Pernisa Júnior, Carlos
Miembros Examinadores: Santana, Wedencley Alves
Miembros Examinadores: Longhi, Raquel Ritter
Resumo: Em nosso trabalho, estudaremos um produto jornalístico que se assemelha à reportagem, mas que é, a sua vez, praticado na Web: trata-se do especial multimídia. Alinhamos essa prática aos materiais produzidos pelos gêneros jornalísticos interpretativo e literário, que veem sua faceta sendo adaptada ao meio da Web. Percebemos que esse meio possui qualidades específicas, modificando, a sua maneira, alguns pontos da prática tradicional. Acreditamos que essas reportagens na Web podem oferecer ao usuário diversos percursos de leitura e, desse modo, possibilitar distintas construções de significados, de acordo com os conteúdos midiáticos que são explorados por meio do percurso trilhado. Nossa hipótese aponta para a configuração de sua estrutura, das relações entre os seus meios – as formas que se encontram – e entre meiosusuários – no nível dos conteúdos e da interface – como pontos determinantes nesse material. Também cremos que é possível conferir uma viabilidade estrutural em seu planejamento e produção, utilizando nessa oportunidade o conceito das “mônadas abertas”, cunhado por Pernisa Júnior e Alves (2012). No estudo, colocaremos esses conceitos em relação aos resultados encontrados na fase empírica, na qual analisaremos três casos de webreportagens. Nessa ocasião, pretendemos encontrar padrões e tendências e, dessa forma, alcançar conclusões acerca da presente temática, inferindo o que foi estudado na teoria com aquilo identificado na prática.
Resumen : In our work, we study a journalistic product that resembles the journalistic feature, but, which is, in turn, practiced on the Web: it is the multimedia special. We align this practice to the materials produced by the interpretative and literary journalistic genres, which see their facet being adapted to the environment of the Web. We realized that this medium has specific qualities, modifying, in its way, some points of the traditional practice. We believe that these web features (reports) can provide many reading paths to the user, and thereby enable different constructions of meanings, according to the media content which are explored by means of the covered path. Our hypothesis points to the configuration of its structure, the relationship between their medium – the way they meet – and between medium and users – in the level of content and interface – as key points in this material. We also believe that is possible to give a structural viability in their planning and production, using in this opportunity the concept of “opened monads”, coined by Pernisa Júnior and Alves (2012). In the study, we put these concepts in relation to the results found in the empirical phase, in which we analyze three cases of web features. In this occasion we intend to find patterns and trends and thus reach conclusions about this subject, inferring what was studied by theory with what has been identified in practice.
Palabras clave : Webjornalismo
Mônadas abertas
Webreportagem
Webjournalism
Open monads
Web feature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1306
Fecha de publicación : 26-feb-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.