https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13067
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariaaparecidadasilva.pdf | PDF/A | 2.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | O ensino médio noturno da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade sob a ótica do abandono escolar |
Autor(es): | Silva, Maria Aparecida da |
Orientador: | Oliveira Júnior, Lourival Batista de |
Miembros Examinadores: | Nicolella, Alexandre Chibebe |
Miembros Examinadores: | Figueiredo, Camila Gonçalves Silva |
Resumo: | O presente caso de gestão se propõe a analisar o abandono escolar no ensino médio noturno da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, situada na região leste de Minas Gerais. A referida instituição conta com um quantitativo de 680 alunos e 63 funcionários, divididos em três turnos e apresenta considerável taxa de abandono por parte dos alunos do ensino médio noturno. Este problema pode ser comprovado por meio de registros de diários do professor, além dos dados que podem ser obtidos no Sistema Mineiro de Avaliação Escolar e base de dados do censo escolar brasileiro, em estudos realizados entre os anos de 2014 a 2018. Nesse sentido, esta dissertação se propõe a responder à seguinte questão de pesquisa: que fatores têm causado altas taxas de abandono escolar no ensino médio noturno na E.E. Carlos Drummond de Andrade? Portanto, mediante a realização deste estudo de caso, de natureza qualitativa, analisamos os fatores internos e externos que podem estar relacionados à ocorrência de abandono na instituição examinada. Esta pesquisa possui, como objetivos: (i) a realização da descrição da escola examinada; (ii) identificação dos fatores internos e externos que coadunam no crescimento do abandono no ensino médio noturno; e (iii) a proposição de um plano de ação voltado para a redução deste problema. A metodologia utilizada consiste na análise das legislações que abordam a temática do ensino médio, com enfoque no ensino médio noturno. Ademais, é também adotada a revisão bibliográfica de obras que tratam da temática estudada, dentre as quais: Gatti (2012), Almeida (2011), Batista et al. (2009), Krawczyk (2011) e Moehlecke (2012). Além disso, recorreu-se, ainda, como metodologia, a aplicação de questionários aos 39 estudantes do ensino médio noturno. Por meio deles, foi possível constatar alguns fatores que estão associados ao abandono escolar, como: a necessidade de se trabalhar, devido às más condições financeiras; a indisciplina; baixa frequência; o não comprometimento com os estudos; ausência de interesse; dificuldades em acompanhar as aulas; professores muito exigentes; e ausência de práticas pedagógicas diferenciadas. Por fim, a partir das constatações e com base na pesquisa realizada, esta dissertação propõe um plano de ação, que visa a aplicação de estratégias pedagógicas, no intuito de atenuar o problema do abandono na E.E. Carlos Drummond de Andrade. |
Resumen : | The present management case proposes to analyze school dropout in night high school at Carlos Drummond de Andrade State School, located in the eastern region of Minas Gerais. This institution has a total of 680 students and 63 employees, divided into three shifts and has a considerable dropout rate by night high school students. This problem can be proven through the records of the teacher's diaries, in addition to the data that can be obtained from SIMADE (Minas Gerais School Evaluation System) and the Brazilian school census database, in studies carried out between the years 2014 to 2018. In this sense, this dissertation proposes to answer the following research question: what factors have caused high school dropout rates in night high school in EE Carlos Drummond de Andrade? Therefore, by conducting this case study, of a qualitative nature, we analyzed the internal and external factors that may be related to the occurrence of abandonment in the examined institution. This research has as objectives: (i) the description of the school examined; (ii) identification of internal and external factors that contribute to the growth of dropout in night high school; and (iii) the proposal of an action plan aimed at reducing this problem. The methodology used consists of an analysis of the legislation that addresses the theme of high school, with a focus on night high school. In addition, a bibliographic review of works that deal with the studied theme is also adopted, among which are: Gatti (2012), Almeida (2011), Batista et al. (2009), Krawczyk (2011) and Moehlecke (2012). In addition, questionnaires were applied to 39 high school students at night as a methodology. Through them, it was possible to see some factors that are associated with school dropout, such as: the need to work, due to poor financial conditions; indiscipline; low frequency; non-commitment to studies; absence of interest; difficulties in following classes; very demanding teachers; and absence of differentiated pedagogical practices. Finally, based on the findings and based on the research carried out, this dissertation proposes an action plan, aimed at the application of pedagogical strategies, in order to mitigate the problem of abandonment in E.E. Carlos Drummond de Andrade. |
Palabras clave : | Abandono escolar Ensino médio noturno Percalços do ensino médio noturno School dropou Night high school Night high school mishaps |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13067 |
Fecha de publicación : | 21-ene-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons