https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13062
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
angelasoaresgarcia.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Evasão, abandono escolar e elevação da frequência em uma escola do Centro-Oeste Mineiro: um caso de sucesso no 1º ano do ensino médio |
Author: | Garcia, Angela Soares |
First Advisor: | Neubert, Luiz Flávio |
Referee Member: | Magrone, Eduardo |
Referee Member: | Rodrigues, Michelle Gonçalves |
Resumo: | O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Universidade Federal de Juiz de Fora, caracteriza-se como um estudo de caso que objetiva compreender as ações realizadas pela Escola Estadual “Monsenhor Domingos”, localizada em um município do centro-oeste mineiro, no período de 2016-2019, que culminaram na redução dos índices de evasão, abandono e infrequência entre alunos do ensino médio, com destaque aos resultados do 1º ano desta etapa educacional. A pesquisa, de caráter qualitativo e quantitativo, baseou-se na realização de análises documentais e de pesquisa de campo junto a 261 alunos matriculados nos três anos que compõe o ensino médio da instituição em questão, através da aplicação de questionários semi-estruturados e entrevistas com as responsáveis pelo acompanhamento administrativo e pedagógico da instituição. Através das análises documentais realizadas demonstrou-se a melhora dos índices de fluxo e desempenho pedagógico da escola nos últimos anos e, após conclusão da pesquisa de campo observou-se que determinadas ações realizadas apresentam impacto direto na freqüência dos alunos e permanência dos mesmos na instituição destacando-se: o atendimento psicológico, semana de avaliações, possibilidade de diálogo com direção e professores, presença da família na escola, existência de projetos recuperadores, incentivo as ações propostas e coordenadas pelos alunos, entre outros. A partir do consolidado das entrevistas das responsáveis pelo acompanhamento da escola por parte da Superintendência Regional de Ensino, observou-se que ambas as servidoras destacam as ações de incentivo ao protagonismo juvenil e a gestão aberta ao diálogo como pontos de destaque da escola. Após consolidação dos dados obtidos ao longo do estudo tornou-se possível a elaboração de um Plano de Ação Educacional (PAE) que objetiva auxiliar as instituições de ensino na redução dos índices de evasão, abandono e infrequência no ensino médio, grandes desafios desta etapa educacional no país, através da replicação de ações já desenvolvidas no cotidiano da escola a qual se refere o presente e, são consideradas por seus alunos de impacto positivo em tais variáveis. |
Abstract: | The present study developed in the context of the Professional Master's degree in Management and Evaluation of the Public Education (PPGP) of the Center of Public Policies and Evaluation of the Education (CAED) of the Federal University of Judge of Out, characterizes like a case study that aims to understand the actions carried out by the State School “Monsenhor Domingos”, located in a local authority of the mining western-center, along the period of 2016-2019 that, they culminated in the reduction of the rates of school dropout, evasion and infrequency between pupils of the secondary education, with distinction to the results of the 1st year of this education stage. The inquiry, of qualitative and quantitative character, was based on the realization of documentary analyses and, of field work carried out with 261 pupils enrolled in three years that composes the secondary education through the application of semi-structured questionnaires and, glimpsed with the persons in charge by the administrative and pedagogic attendance of the institution of teaching open to question. Through the fulfilled documentary analyses, it demonstrated the improvement of the rates of flow and pedagogic performance of the institution in the last years and, after realization of the field work, it ended which determined actions carried out by the entity present straight impact in the frequency of the pupils and permanence of same in the school standing out: the psychological service, week of evaluations, possibility of dialog with direction and teachers, presence of the family in the school, projects existence recuperation, I stimulate the actions proposed and coordinated by the pupils, between others. From the consolidated one of the interviews of the persons in charge for the attendance of the school for part of the Regional Bureau of Teaching, one was noticed that both servants detach the actions of incentive and the management opened to the dialog like points of distinction of the school. After analysis of the data made possible the preparation of a Plan of Education Action (PEA) that aims at the reduction of the rates of escape, desertion and infrequency in the secondary education, great challenges of this education stage in the country, through the repeat of actions already developed in the daily life of the school which tells the present to itself and, they are thought by his pupils of positive impact in such variables. |
Keywords: | Evasão Abandono Frequência Ensino médio School dropout Frequency Secondary education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13062 |
Issue Date: | 20-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License