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Tipo: Dissertação
Título: A formação de professores formadores de Matemática da rede municipal de ensino de Teresinano uso pedagógico das tecnologias com ênfase no Pensamento Computacional
Autor(es): Silva, Vera Lúcia da Costa e
Primeiro Orientador: Scortegagna, Liamara
Membro da banca: Bruno, Adriana Rocha
Membro da banca: Silva, Judilma Aline de Oliveira
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discutiua formação continuada de professores formadores da área de Matemática da rede municipalde ensino de Teresina–PI, com foco no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e do Pensamento Computacional pelos professores da Educação Básica. Este estudo tevecomo objetivo geral investigar e compreender como o uso dasTIC, com ênfase no Pensamento Computacional, proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)pode contribuir para a melhoria do ensino de Matemática na rede municipal de ensino de Teresina. Os objetivos específicos desta pesquisa buscaram: (i) apresentar a atuação dos formadores na formação continuada para professores de Matemática na Secretaria Municipal de Educação de Teresina(Semec), no contexto da política de gestão de resultados; (ii) compreender o papel central e alinhador das tecnologias na BNCC; (iii) compreender as possibilidades do Pensamento Computacional no ensino de Matemática; (iv) propor uma formação para os professores formadores que contemple o uso das TIC e do Pensamento Computacional no ensino de Matemática. Desse modo, partiu-se da seguinte questão norteadora: como a formação dos professores formadores da área de Matemática da Semec pode contribuir para o atendimento dos processos formativos quanto ao uso das TIC constantes naBNCC, com ênfase no Pensamento Computacional?Nesse sentido, utilizou-se como metodologia um estudo de caso de abordagem qualitativade coleta de dadospor meio de entrevistas individuais com seis professores formadores de Matemática da Semec.Para tanto, esta pesquisa tem como pressupostos teóricos os estudos de Gatti (2008), Wing (2016), Valente (2016), Lévy (2010), além deoutrosutilizados como aporte teórico. Portanto, os dados da pesquisa apontam que os formadores não recebem capacitação para o exercício da função de formador e que não há um trabalho voltado ao uso de tecnologias e ao desenvolvimento do Pensamento Computacional nos processos formativos. Então, esses resultados constituíram elementos para a elaboração do Plano de Ação Educacional (PAE),objetivando propor ações no que tange ao uso de tecnologias e no desenvolvimento do Pensamento Computacional para o fortalecimento da função de professor formador de Matemáticada rede pesquisada. Sendo assim, essas ações devem ser implementadas por gestores com o apoio da equipe pedagógica e do Núcleo de Tecnologia da Informação da Semec,a fim de potencializar asformações junto aos professores de Matemática
Abstract: This dissertation was developed in the Professional Postgraduate Program in Management and Public Education Evaluation, at the Center for Public Policies and Education Evaluation from the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). This management case study discussed the Mathematics teachers' continuing education in the Municipal Education System of Teresina -PI, focusing on the use of Information and Communications Technology (ICT) and Computational Thinking by Basic Education teachers. The main aim of this study was to investigate and understand how the use of ICT, with an emphasis on Computational Thinking, proposed in Brazil's National Common Curricular Base (BNCC) can contribute to improving the teaching of Mathematics in the Municipal Education System of Teresina -PI. The specific aims of this research were: (i) to present the role of teacher educators in continuing education for Mathematics teachers at Teresina's Municipal Education Administration (Secretaria Municipal de Educação de Teresina -SEMEC), in the scope of Results-Based Management Policy; (ii) to understand the leading and aligning role of technologies as seen in BNCC; (iii) to understand the possibilities of Computational Thinking in Mathematics teaching; (iv) to propose a training for teacher educators that contemplates the use of ICT and Computational Thinking in Mathematics education. Thus, this study started from the following research question: how can the training of teacher educators in Mathematics at SEMEC contribute to meeting the requirements of the use of ICT seen in BNCC, with an emphasis on Computational Thinking? In this sense, the methodology used was a qualitative research of data collection, carried out through individual interviews with six Mathematics teachers from SEMEC. For this, this research has as theoretical basis the studies of Gatti (2008), Wing (2016), Valente (2016), Lévy (2010), and others. Therefore, the research data indicates that the teacher educators do not receive training to practice this role and that there is no work aimed at the use of technologies and the development of ComputationalThinking in training processes. Then, the obtained results constituted the elements for the elaboration of the Action Plan for Education (Plano de Ação Educacional -PAE), aiming to propose actions regarding the use of technologies and the development of Computational Thinking to reinforcethe role of the Mathematics teacher educators in the researched municipal education system. Therefore, these actions must be implemented by school managers, with the support of the pedagogical coordination team and SEMEC's Center for Information Technology, in order to improve the training with Mathematics teachers.
Palavras-chave: Formação de formadores
Formação de professores de matemática
Tecnologias no ensino de matemática
Pensamento Computacional.
Teacher educators training
Mathematics teachers training
Technologies in mathematics education
Computational Thinking
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13061
Data do documento: 7-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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