Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13049
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcosjacobdasilva.pdf4.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Ensino sobre quedas: utilizando quadrinhos como ferramenta lúdica
Autor(es): Silva, Marcos Jacob da
Primeiro Orientador: Melo, Wilson de Souza
Membro da banca: Pereira, João Alberto Mesquita
Membro da banca: Valle, Jose Luiz Matheus
Resumo: O presente trabalho visa mostrar a criação, a aplicação e as conclusões de uma sequência didática, abordando como tema principal a queda dos graves, na superfície terrestre. Ao abordar esse tema, a sequência intenciona auxiliar a formação de cidadãos críticos na sociedade, vislumbrando a ciência como uma construção humana e superando possíveis conceitos aristotélicos que os alunos possam carregar consigo. Com essa finalidade, foi utilizada uma série de pequenas histórias em quadrinhos, que foram criadas para a sequência didática. Para o funcionamento de tal sequência, estabeleceu-se como fundamentos teóricos a taxionomia de Blomm (a fim de se criar seus objetivos), a aprendizagem significativa descrita por Ausubel (para entender a forma como uma pessoa consegue aprender), a história e a filosofia da ciência (como ferramenta que possibilita a formação de um cidadão crítico na sociedade). Além disso, foram utilizadas as ferramentas computacionais como o Tracker e o Pixton, que serviram, respectivamente, para fazer simulações e para criar os quadrinhos. O trabalho não pôde ser aprimorado através de uma nova abordagem em sala, mas alcançou os objetivos aos quais almejava.
Abstract: The present work aims to demonstrate the creation, the application and the conclusions of a didactic sequence, approaching as the main theme the fall of the bass, in the terrestrial surface. In addressing this theme, the sequence intends to assist the formation of critical citizens in society, envisioning science as a human construction and abandoning possible Aristotelian concepts that students can carry with them. For this purpose, small comic books were used, which were created for the didactic sequence. For the operation of such a sequence, Blomm's taxonomy (in order to create its objectives), the meaningful learning described by Ausubel (to understand how a person can learn), history and philosophy of science (as a tool that enables the formation of a critical citizen in society) and the technological tools of Tracker and Pixton were also used, which served, respectively, to make simulations and to create comics. Although this work could not be reused, before the date of writing, it demonstrated an achievement of the goals to which it set out to bring.
Palavras-chave: Queda-livre
Quadrinhos como ferramenta lúdica
História da ciência
Ensino de física
Freefall
Comics as a playful tool
History of science
Teaching physics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13049
Data do documento: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons