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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Tratamento térmico de normalização em trilhos perlíticos soldados por processo aluminotérmico: propriedades mecânicas e microestruturais
Autor(es): Costa, Bruno Nascimento da
Orientador: Alves, Luiz Henrique Dias
Miembros Examinadores: Marcomini, Raphael Fortes
Miembros Examinadores: Lagares Júnior, Moisés Luiz
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar trilhos eutetóides e hipereutetóides soldados pelo processo aluminotérmico que foram posteriormente tratados termicamente pelo processo de Normalização. Para sustentação dos resultados são comparadas as propriedades mecânicas de trilhos em 3 diferentes condições: informações fornecidas pelos fabricantes para trilhos novos, dados coletados para trilhos soldados pelo processo aluminotérmico, e dados coletados para trilhos soldados pelo processo aluminotérmico que receberam tratamento térmico de Normalização. Para análise dos resultados é apresentado ensaio de tração, ensaio de dureza, micrografias e fractografias. Foram utilizadas amostras de trilhos soldados eutetóides e hipereutetóides, os quais quando somente soldados apresentaram comportamento completamente frágil em campo como também quando em ensaios. Após tratamento térmico, os eutetóides recuperaram seu comportamento dúctil e tiveram aumento em aproximadamente 30% para a tensão máxima, alongamento 5 vezes maior quando comparado com a condicão sem tratamento, e reducão de área aproximadamente 9 vezes maior. Os hipereutetóides, apesar de ainda manterem uma tendência ao comportamento frágil, tiveram melhoras consideráveis em suas propriedades mecânicas com aumentos para a tensão máxima entre 20% e 25%, e alongamentos e reducões de área respectivamente superiores a 4 e 7 vezes maior quando comparados com a condicão sem tratamento térmico.
Resumen : The present work aims to analyze eutectoid and hypereutectoid rails welded through aluminothermic process that were heat treated according to the Normalization process. To support the results, the rails’ mechanical properties were compared in 3 different circumstances: the data provided by the manufacturers for new rails, collected data for rails welded through the aluminothermic process, and collected data for rails welded through the aluminothermic process that received Normalization heat treatment. In the result analysis, tensile testing, hardness testing, micrographs and fractographs are presented. Samples of eutectoid and hypereutectoid welded rails were used, which when only welded exhibited completely fragile behavior in the field as well as in trials. After heat treatment, eutectoids recovered their ductile behavior and had an increase in maximum tension of approximately 30%, elongation 5 times greater when compared to the condition without treatment, and reduction of area approximately 9 times greater. The hypereutectoids, despite still having a tendency to fragile behavior, showed considerable improvements in their mechanical properties with increases greater than 20% in maximum tension, and stretches and reductions in area respectively greater than 4 and 7 times greater when compared to the condition without heat treatment.
Palabras clave : Tratamento térmico
Propriedades mecânicas
Trilhos
Heat treatment
Mechanical properties
Rails
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Engenharia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13025
Fecha de publicación : 9-mar-2021
Aparece en las colecciones: Engenharia Mecânica - TCC Graduação



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