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Tipo: Dissertação
Título: Narrativas orais Guajajara: acervo cultural e textualidades indígenas
Autor(es): Carvalho, Alíria Wiuira Benícios de
Primeiro Orientador: Carrizo, Silvina Liliana
Membro da banca: Souza, Élio Ferreira de
Membro da banca: Pereira, Pisca Rita Agustoni de Almeida
Membro da banca: Mathias, Érika Kelmer
Resumo: Os povos Guajajara, como outras etnias do Brasil, lutam para manter vivas suas tradições desde os primeiros contatados com os brancos. As narrativas orais desses povos são os conhecimentos preservados na memória dos mais velhos e transmitidos por gerações. A Lei 11.645/ 2008 torna obrigatório o ensino da cultura indígena no Brasil, bem como a afro-brasileira e africana nas escolas de nível fundamental e médio. Esse fato impulsiona o aprofundamento dos estudos dessas culturas. O trabalho aqui desenvolvido amplia as discussões sobre a cultura indígena, mais especificamente as narrativas orais da etnia Guajajara. Esta pesquisa apresenta um levantamento das textualidades Guajajara e registros das narrativas orais nas aldeias da região Arariboia, dispostas entre os municípios de Grajaú e Arame no Maranhão. No percurso da escrita deste trabalho serão apresentados os aspectos históricos, culturais e sociais dos Tentehar e, ainda,questões relativas à educação escolar indígena no Maranhão. Este estudo visa a inserção dessas textualidades nas instituições de ensino por meio da escrita, de forma que essas histórias sejam utilizadas nas aldeias e fora delas sob uma perspectiva literária. Por tanto, esta dissertação tem como foco uma narrativa Guajajara: A história do bacurau, onde será descrito o processo de contato com essa história e o procedimento de construção do texto escrito, baseado nas experiências de audição e análises de escritos antigos em livros encontrados nas aldeias. Este estudo é também uma forma de preservação e divulgação de um legado cultural. Sendo assim, neste trabalho estão presentes as vozes de uma ancestralidade que se mantêm vivas na atualidade.
Abstract: The Guajajara people, like other ethnic groups in Brazil, struggle to keep alive their traditions since the first contacts with the white people. The oral narratives of these people are the knowledge preserved in the memory of the oldest and passed down for generations. Law 11,645 / 2008 mandating the teaching of indigenous culture in Brazil, and the african-Brazilian and African in elementary and high schools. This fact drives the deepening of the studies of these cultures. The work developed here increases the discussions on indigenous culture, specifically the oral narratives of Guajajara ethnicity. This research presents a survey of Guajajara textualities and records of oral narratives in the villages of Araribóia ,region disposed between the municipalities of Grajaú and Arame in Maranhão. In the course of this writing this work will be presented the historical, cultural and social aspects of Tentehar and also issues relating to indigenous education in Maranhao. This study aims to insert these textualities in educational institutions through writing, so that these stories are used in villages and outside under a literary perspective. Therefore, this dissertation focuses on one Guajajara narrative: The story of the Bacurau, which will be described the process of the contacting with this story and the procedure of construction of the written text, based on listening experiences and analyse ancient writings in books found in villages. This study is also a way of preserving and disseminating cultural legacy. Thus, in this work are present the voices of an ancestry that remain alive today.
Palavras-chave: Guajajara
Textualidades
Oralidade
Memória
Cultura
Guajajara
Textualities
Orality
Memory
Culture
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1301
Data do documento: 1-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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