Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13001
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rejanebatistafariasbessa.pdfPDF/A1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Diálogos interdisciplinares entre Biologia e História: A procura por elementos teóricos para elaboração de metodologias a partir do que dizem os professores
Author: Bessa, Rejane Batista Farias
First Advisor: Oliveira, Fernanda Souza de
Referee Member: Hollerbach, Joana D'Arc Germano
Referee Member: Bicalho, Maria Gabriela Parenti
Resumo: Partindo do princípio de que os conteúdos que devem ser ministrados em cada disciplina do Ensino Médio são estabelecidos em bases curriculares comuns e que o livro didático é um importante material de apoio aos professores, sendo um instrumento de grande eficácia para o incentivo da leitura, divulgação e disseminação da ciência, esse trabalho foi construído visando sistematizar elementos teóricos que permitam interdisciplinaridade no ensino de Biologia e História para alunos do Ensino Médio. Para tal, professores de Biologia e História, de diferentes escolas dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia foram convidados a responderem um questionário, buscando a identificação de elementos interdisciplinares nos conteúdos por eles trabalhados e o reconhecimento se o norteamento dos conteúdos por eles ministrados são embasados no documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Os professores listaram ainda, os livros didáticos utilizados por eles, o que permitiu identificar seestes livros didáticos se encontram na proposta curricular estabelecida pela legislação brasileira. Além disso, buscou-se informações se nestes livros utilizados podem ser encontrados textos que possibilitem a interdisciplinaridade entre os conteúdos de Biologia e História. Nessa análise,chegou-se à conclusão de que os professores demonstraram que a mais nova BNCC é pouco utilizada como norteadora das suas ações, principalmente devido à sua recente implementação. Observou-se também que os livros utilizados pelas escolas - Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), no atual ciclo 2018-2020 não se encontram adequados a nova base nacional curricular, uma vez que a sua edição foi anterior a regulamentação da nova BNCC que foi aprovada em dezembro de 2018. Em relação aos dizeres dos professores sobre à interdisciplinaridade foi verificado que existem possibilidades de encontro em vários conteúdos trabalhados pela Biologia e a História, e para contextualização e o diálogo entre essas disciplinas.
Abstract: Based on the principle that the contents that must be taught in each subject of High School are established on common curricular bases and that the textbook is an important support material for teachers, being a highly effective instrument for encouraging reading, dissemination and the dissemination of science, this work was constructed aiming to systematize theoretical elements that allow interdisciplinarity in the teaching of Biology and History for high school students. To this end, Biology and History teachers from different schools in the states of Minas Gerais, Espírito Santo and Bahia were invited to answer a questionnaire, seeking to identify interdisciplinary elements in the content they worked on and to recognize whether the content was guided by them. taught are based on the document of the common national curriculum base (BNCC). The teachers also listed the textbooks used by them, which allowed to identify whether these textbooks are in the curriculum proposal established by Brazilian legislation. In addition, information was sought on whether texts used in these books can be found to enable interdisciplinarity between the contents of Biology and History. In this analysis, it was concluded that the teachers demonstrated that the newest Common National Curricular Base (BNCC) is little used as a guide for their actions, mainly due to its recent implementation. It was also observed that the books used by schools - National Textbook Program (PNLD), in the current cycle 2018-2020 are not suitable for the new national curriculum basis, since its edition was before the regulation of the new BNCC that was approved in December 2018. Regarding teachers' statements about interdisciplinarity, it was found that there are possibilities of encounter in various contents worked by Biology and History, and for contextualization and dialogue between these disciplines.
Keywords: Interdisciplinaridade
Biologia
História
Elementos teóricos
Estratégias metodológicas
Interdisciplinarity
Biology
History
Theoretical elements
Methodological strategies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13001
Issue Date: 23-Oct-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons