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Clase: Dissertação
Título : Reuniões pedagógicas como espaço de formação continuada em serviço: estudo de caso da Escola Estadual Monte Sinai/Esmeraldas - MG
Autor(es): Silva, Adriana Pedrosa de Souza
Orientador: Santana, Claudia da Costa Guimarães
Miembros Examinadores: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Miembros Examinadores: Durán, Paulo Renato Flores
Resumo: O papel do professor é fundamental para a qualidade da educação e podemos considerálo uma peça-chave no processo educativo. Diante dos desafios constantes, consideramos a formação continuada, especialmente a formação em serviço, uma das exigências colocadas a estes profissionais. Nesse sentido, podemos observar que as legislações, tanto em âmbito nacional como no estado, ainda que lentamente, têm caminhado no sentido de valorizar o tempo pedagógico. No entanto, ainda existem alguns desafios para o uso efetivo dessa hora-atividade. Como professora de matemática na rede estadual desde 1997 e atualmente na gestão da Escola Estadual Monte Sinai (EEMS), desde 2015, percebo a necessidade de aproveitar melhor esse tempo pedagógico na escola, no sentido de contribuir para o desenvolvimento profissional do professor, utilizando o espaço da própria escola como lócus privilegiado dessa formação. Diante do exposto, apresenta-se a necessidade de pesquisar: de que maneira a gestão escolar poderia planejar e organizar melhor as reuniões pedagógicas na Escola Estadual Monte Sinai, possibilitando maior participação e envolvimento dos profissionais, bem como proporcionar momentos de formação continuada dos docentes em serviço? Como objetivos específicos deste estudo, buscamos descrever como são regulamentadas e como ocorrem as reuniões pedagógicas na Escola Estadual Monte Sinai, analisar a possibilidade de utilizar melhor tais reuniões, bem como propor um plano de ação que auxilie a gestão da EEMS na organização e otimização das reuniões para que elas sejam formativas para os profissionais da escola. Para a consecução dos objetivos, abordamos a metodologia de pesquisa estudo de caso de caráter qualitativo, com realização de entrevistas com a equipe gestora (vice-diretor e especialistas) e aplicação de questionários aos professores efetivos e aos designados com no mínimo dois anos de exercício na escola em questão. A partir dos resultados obtidos, apresentamos um Plano de Ação Educacional, contemplando as seguintes ações: utilização das reuniões de módulo 2 para a formação continuada do professor em serviço; melhorar o planejamento dessas reuniões pela equipe gestora; e fomentar os projetos interdisciplinares como prática formadora na escola. Por fim, apresentamos uma projeção para o futuro, tendo em vista o atual cenário de suspensão das aulas devido à pandemia do Novo Coronavírus.
Resumen : The teacher’s role is essential to the quality of education and a key element in the educational process. Given the constant challenges, we consider continuing education, especially the in-service training, one of the requirements presented to these professionals. In this sense, we can observe that the laws, both nationally and in the state, even if slowly, have been moving towards valuing pedagogical time. However, there are still some challenges to the effective use of this activity-hour. As a mathematics teacher in the state since 1997 and, currently in the management of the Monte Sinai State School (EEMS), since 2015, I realize the need to make better use of this pedagogical time at school, to contribute to the professional development of the teacher, using the space of the school itself as a privileged locus of this formation. Therefore, there is a need to research: how school management could better plan and organize pedagogical meetings at the Monte Sinai State School, enabling greater participation and involvement of professionals, as well as providing moments of continued training in the service of the teachers? As specific objectives of this study, we seek to describe how the pedagogical meetings are regulated and how they occur at the Monte Sinai State School, to analyze the possibility of better using such meetings, and to propose an action plan that helps the management of EEMS in the organization and optimization of meetings so that they are formative for school professionals. To achieve the objectives, we approach the research methodology of a qualitative case study, conducting interviews with the management team (vice-principal and specialists), application of questionnaires to the permanent teachers, and those designated with at least two years of practice at the school in question. Based on the results, we present an Educational Action Plan, contemplating the following actions: use of module 2 meetings for continuing education in service of teacher; improve the planning of these meetings by the management team; and foster interdisciplinary projects as a training practice at school. Finally, we show a projection for the future, taking into account the current scenario of class suspension due to the pandemic of the New Coronavirus
Palabras clave : Formação continuada
Atividade extraclasse
Reunião pedagógica
Continuing education
Extra-class activity
Pedagogical meeting
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12998
Fecha de publicación : 6-nov-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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