https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12967
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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luispedrovieiravidigal.pdf | 13.75 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Efeito da composição do biogás nas emissões e performance de um motor de combustão interna |
Autor(es): | Vidigal, Luís Pedro Vieira |
Primeiro Orientador: | Bohorquez, Washington Orlando Irrazabal |
Membro da banca: | Almeida, Gabriela de Castro |
Membro da banca: | Otenio, Marcelo Henrique |
Resumo: | A busca por fontes renováveis de energia aumentou nos últimos anos, devido a crescente poluição provocada pelos combustíveis fósseis. Visando o reaproveitamento de resíduos agrícolas e de processos industriais, a utilização da biomassa para fins energéticos ganha destaque. O biogás é um dos produtos gerados pela biodigestão anaeróbica da biomassa, e possui metano em sua composição o que lhe credita características combustíveis. Dentre os outros gases que compõem o biogás, o dióxido de carbono também é presente em concentrações altas. O presente trabalho buscou analisar as influências da concentração do biogás como combustível em um motor de combustão interna com ignição por faísca. Uma abordagem teórica foi desenvolvida utilizando o software Python com a biblioteca de reações químicas Cantera. A metodologia empregada na simulação foi validada com um ensaio real do biogás em um motor. Os resultados obtidos mostram que a concentração do biogás promove influências diretas nas emissões e parâmetros operacionais do motor de combustão. Para um biogás com alto teor de metano há ganhos significativos em eficiência, temperatura de escape e potência. Mas, também há um aumento importante nas emissões dos principais poluentes. Assim, um biogás com purificação mais simples, aqui utilizado aquele com 70% em volume de metano e 30% em volume de dióxido de carbono, se mostrou uma alternativa viável. Neste biogás houve ganhos em eficiência e temperatura de escape, e os aumentos nas emissões foram menores. |
Abstract: | The search for renewable energy sources has increased in recent years due to increasing pollution from fossil fuels. Aiming at the reuse of agricultural residues and industrial processes, the use of biomass for energy purposes is highlighted. Biogas is one of the products generated by anaerobic digestion of biomass and the presence of methane in its composition gives it fuel characteristics. Among the other gases that make up biogas, carbon dioxide is also present in high concentrations. The present work aimed to analyze the influence of biogas concentration as fuel in a spark-ignition internal combustion engine. A theoretical approach was developed using Python software with the Cantera chemical reaction library. The methodology applied in the numerical simulation was validated with experimental results of a real biogas engine. The results show that biogas concentration promotes direct influences on combustion engine emissions and operating parameters. For a biogas with high methane content there are important gains in efficiency, exhaust temperature and output power. But, there is also a significant increase in emissions of major pollutants. Thus, a simpler purifying biogas, used here with 70% by volume methane and 30% by volume carbon dioxide, proved to be a viable alternative. In this biogas there were gains in efficiency and exhaust temperature and the increases in emissions were smaller. |
Palavras-chave: | Biogás Energia renovável Motores de combustão interna Biogas Renewable energy Internal combustion engines |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12967 |
Data do documento: | 6-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Mecânica - TCC Graduação |
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