https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12952
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
felipegoncalvespereira.pdf | 5.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação formativa sobre energia: uma proposta de sequência didática utilizando o aplicativo Plickers |
Autor(es): | Pereira, Felipe Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Emanuel José Reis de |
Membro da banca: | Valle, Jose Luiz Matheus |
Membro da banca: | Coelho, Geide Rosa |
Resumo: | O presente trabalho consiste na investigação da aprendizagem do conteúdo conservação da energia mecânica, em um processo de avaliação formativa, pelos discentes do 9º ano do Ensino Fundamental que prestariam o exame para o ingresso no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Trabalhamos esta sequência didática vislumbrando a dimensão conceitual dos fenômenos físicos envolvidos, bem como a sua necessária contextualização. Nesta sequência didática utilizamos aparatos experimentais materiais adaptados de produtos de dissertações já defendidas no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, juntamente com um experimento virtual no processo de ensino. Utilizamos o aplicativo Plickers, na perspectiva da avaliação formativa, com questões oriundas de diferentes materiais didáticos. Desta realização, geramos como produto educacional uma sequência didática sobre trabalho de uma força e a conservação da energia mecânica, contemplando as atividades avaliativas de caráter formativo utilizando o aplicativo Plickers. Dentre as quatro aulas realizadas, analisamos a ampliação, a redução e a estabilidade nos índices de acerto das questões, comparando-os entre dez diferentes questões discutidas nas duas últimas aulas. A partir desta análise, concluímos que o uso do Plickers nos permitiu acompanhar em tempo real o aprendizado dos conceitos envolvidos por meio do índice de acerto, possibilitou a identificação das opções marcadas de forma incorreta dentro deste processo de avaliação formativa, propiciando assim discussões das questões a partir do uso de intervenções terapêuticas, isto é, táticas de ensino a fim de recuperar especificamente uma insuficiência do aprendizado que foi constatada, que visaram dirimir as dúvidas existentes. Em função desse tratamento foi possível inferir uma melhor aprendizagem dos conceitos envolvidos, como sugerido pelo crescimento do índice de acerto nas questões analisadas. |
Abstract: | The present work consists of a learning investigation of conservation of mechanical energy subject in a formative assessment process done by ninth grader students from Elementary School who would apply for the entrance exam to enroll in the Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. The lesson sequencing was employed aiming a conceptual dimension of the involved physical phenomena along with its required contextualization. Experimental apparatuses, adapted materials from master thesis products which were defended at the Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, were used in this lesson sequencing in addition to a virtual experiment in the learning process. Plickers App was used in the formative assessment perspective arising from different didactic material questions. From this achievement, an educational product was developed by a lesson sequencing about a work done by a force and the conservation of mechanical energy embracing the evaluative activities of formative characteristic using Plickers App. Among all four classes taught, we analysed the enlargement, the reduction, and the stability in the hit ratio of the questions, comparing through ten different questions discussed in the past two classes. From this analysis, we could conclude that Plickers App use allowed us to follow the learning of the concepts involved in real time through hit ratio, besides enabling the identification of the wrong chosen options selection in a formative assessment process, providing questions discussions from therapeutic interventions, it means, teaching tactics in order to specifically recover an insufficiency of learning that was found, that aimed to settle previous doubts. By reason of this treatment, it was possible to infer a better learning of the involved concepts as suggested by the growth of the hit ratio in the analyzed questions. |
Palavras-chave: | Sequência didática Avaliação formativa Plickers Conservação da energia mecânica Ensino de Física Lesson sequencing Formative assessment Plickers App Conservation of a mechanical energy Physics Teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Física (SBF) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12952 |
Data do documento: | 26-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons